Lojas encolhem parcelamento

Leia em 1min 30s

Grandes redes de varejo especializadas em eletrodomésticos já dão mostras do que significará, para o consumidor, o impacto da crise financeira internacional. Na rede Ponto Frio, por exemplo, a oferta de produtos parcelados em até dez vezes sem juros foi reduzida à metade, e os juros no carnê subiram. Os preços dos produtos eletrônicos, estão entre 5% e 10% mais caros no mercado, informa a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

 

"Os juros subiram e se o varejo está repassando, ou não, é uma questão de tempo. Com relação a preços, a indústria vai repassar entre 5% e 10%, obrigatoriamente. O dólar inverteu (a cotação em relação ao real) em 42 dias. Foi de R$ 1,60 para R$ 2,04. Entre 5% e 10% é prudente, até para que freie um pouco mais (o consumo)", considera o presidente da Eletros, Lourival Kiçula.

 

"O freio que a gente está colocando é mais critério na concessão de crédito para o consumidor. Porque o nível de risco aumentou no País. A gente está com um pouco mais de parcimônia na concessão de crédito", admite o presidente da rede Ponto Frio, Manoel Amorim. De acordo com ele, a decisão de cortar pela metade a oferta de itens parcelados em até 10 vezes sem juros foi tomada para preservar o fluxo de caixa.

 

Os reflexos da crise no varejo são sentidos num momento de plena expansão no setor. Apenas em setembro, duas redes de varejo fizeram grandes movimentações: a Magazine Luiza inaugurou 44 lojas em apenas um dia, e a Lojas Renner comprou a Leader, com 39 lojas, elevando sua rede para 133 unidades. Segundo consultores, em 2009 o cenário será diferente.

 

Veículo: A Notícia - SC


Veja também

Campanha

Estréia segunda a campanha de dois anos do H2OH!, assinada pela AlmaBBDO. No período, foram vendidos 300 m...

Veja mais
Laticínios Marília vai montar fábrica no Rio

O governo fluminense, via investe Rio, vai financiar R$ 9 milhões dos R$ 14 milhões que a Laticínio...

Veja mais
Criança quer é brinquedo

Opções não faltam, mas nem sempre o mais caro é o mais divertido ou vai agradar mais  ...

Veja mais
Cai preço do leite pago ao pecuarista

Indústria derruba valor para R$ 0,50, queda de 30% em relação a setembro. Custo de produç&at...

Veja mais
Saúde bucal no supermercado

O fato de mais de 90% da população brasileira fazer compras de alimentos nos supermercados motivou uma cam...

Veja mais
Bertin em Lácteos

As companhias de produtos alimentícios Vigor e Leco informaram ontem o mercado sobre a intenção do ...

Veja mais
Citricultura ainda estável

O ritmo de processamento de laranja no mercado paulista seguiu estável nas últimas semanas, com todas as e...

Veja mais
Grifes estão de olho nas pré-adolescentes

Elas não querem mais saber de roupas infantis. Mas também não se sentem à vontade com o esti...

Veja mais
Nestlé sob suspeita

Traços de melamina foram encontrados em produtos da Nestlé usados em restaurantes chineses da Hungria, seg...

Veja mais