Após dois meses e meio de negociações, o grupo Publicis anuncia hoje a aquisição de 49% do controle da agência de publicidade brasileira Talent. A operação chegou a um valor próximo de R$ 200 milhões. Procurada, a Talent não se manifestou sobre o assunto ontem. Na 16ª colocação entre as maiores agências do Brasil em 2009, a empresa movimentou no ano passado pouco mais de R$ 310 milhões em mídia e era uma das poucas grandes companhias 100% nacionais no setor.
A empresa continuará a ser controlada pelo empresário Julio Ribeiro, o fundador da companhia com 85% das ações, conforme detalhes da operação antecipados pelo Valor no dia 24 de agosto. No entanto, não está descartada a possibilidade de que Ribeiro se afaste do dia a dia da operação nos próximos anos e passe a tratar de questões estratégicas no grupo. Os vice-presidentes da Talent José Eustachio e Antonio Lino, atuais sócios de Júlio Ribeiro, continuam ocupando os mesmos cargos. As negociações foram intermediadas no Brasil pela Estáter Gestão e Finanças, do sócio Pércio de Souza.
Em relação a possibilidade de que a Leo Burnett fizesse parte do acordo, e se unisse às operações da Talent, a hipótese chegou a ser discutida pelo grupo Publicis na França, mas acabou descartada. Isso porque poderia gerar um conflito entre potenciais contas futuras entre as empresas.
Além do Publicis, o grupo WPP tinha interesse na Talent, mas desistiu do negócio semanas atrás por considerar o valor oferecido pela Publicis elevado demais
Veículo: Valor Econômico