Jeans escuro e camisa social são a combinação da vez

Leia em 3min

O uniforme executivo para os dias casuais no escritório parece estar sofrendo uma crise de identidade. Calça cáqui e camisa pólo são esportivas demais. Calça de alfaiataria e paletó formam uma combinação muito formal, que acaba tirando o aspecto mais descontraído que se pretende com a roupa casual. A combinação do momento, que parece unir informalidade e elegância na medida exata, é o jeans escuro com camisa social. "O jeans escuro transmite uma imagem mais arrumada", atesta o estilista Ricardo Almeida, dono da grife masculina que leva seu nome. Segundo ele, a calça ideal tem corte reto, sem afunilar na barra. 

 

Carlos Felipe Isaac, diretor de produto e de marketing da Vila Romana, concorda: o jeans escuro, com textura resinada, e uma bela camisa formam uma dupla imbatível. Essa textura resinada serve para deixar o jeans com aparência sofisticada. "Se quiser, o homem ainda pode usar um paletó mole, com pouca estrutura, por cima." Reconhecida por uma roupa mais clássica, a Vila Romana dispõe de duas modelagens de calças jeans, para atender homens dos mais conservadores aos modernos. Estes últimos pedem um modelo mais ajustado ao corpo - sem ser colante. "O importante é que o jeans vista bem", afirma o executivo. Com 55 anos de mercado, a Vila Romana passou por um processo de reposicionamento de marca, para virar referência também para os mais jovens. "A idade média do nosso público passou dos 50 para os 35 anos." 

 

Segundo a consultora de imagem Gabriela Centurion, o figurino pode ser casual, mas isso não significa andar desleixado. Afinal, no ambiente corporativo todo cuidado com a imagem é pouco. Por isso, é essencial investir em roupas de qualidade - e cuidar dos detalhes. "A barra da calça jeans é super importante", diz Gabriela. "Nada de usar barra embolada ou dobrada: o correto é mandar fazer a barra do jeans original." 

 

O jeans também não pode ser manchado ou rasgado: os melhores tons são o azul escuro, cinza (que está na moda) ou preto. Para arrematar o visual, é recomendável usar cinto e sapatos da mesma cor. "A meia também precisa seguir o tom do sapato", diz Gabriela. O uso da gravata é dispensável, pois se trata de um visual informal. O paletó é opcional e pode ser substituído por uma malha fina, com gola V, por cima da camisa. "Mas não vale usar tricô artesanal, pois ele é descontraído demais e vai destoar do conjunto", diz a consultora. Quanto à camisa, pode ser 100% algodão ou de algodão misturado com fio elástico. "Esta última é boa porque dá conforto e amassa menos." No caso de homens com medidas fora do padrão - com o pescoço mais largo ou os ombros estreitos - o recomendado é fazer camisas sob medida. "O caimento é muito melhor." 

 

Segundo Sonia Hess de Souza, presidente da fabricante de camisas Dudalina, um homem elegante se conhece pela camisa. "E camisa de má qualidade se vê de longe", diz a executiva. A Dudalina - que produz 2,5 milhões de unidades por ano, no Paraná e em Santa Catarina - acaba de lançar três novas linhas de camisa: a Cult, feita de algodão egípcio importado e botões de cristal Swarovski, a linha Sport Chic, de modelos mais casuais, e a Business, voltada para quem usa terno e gravata. 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Arena de sabores

O bairrismo está cada vez mais acirrado. Por que comprar couve no bairro vizinho se ela chegou no seu? O Quitanda...

Veja mais
Nestlé protegida

A Nestlé, maior empresa de alimentos do mundo, declarou na semana passada que está de olhos bem abertos pa...

Veja mais
Crise boa

A empresa francesa de vegetais congelados Bonduelle acredita que a atual turbulência mundial pode ser boa para seu...

Veja mais
Vendas do Pão de Açúcar

As vendas do Grupo Pão de Açúcar cresceram 11% em setembro em relação ao mesmo m&ecir...

Veja mais
Setores mais afetados pela crise suspendem as novas contratações

O esfriamento dos negócios e da confiança no mercado financeiro mundial fazem empresas no Brasil suspender...

Veja mais
Em 2009, mais cinco variedades

Além da produtividade, o produtor Rogerio Grossi observou sabor, grau de açúcar, acidez, resist&eci...

Veja mais
Lavoura de morango ganha produtividade

Agricultor garante renda com cultivo de 53 mil pés da fruta em terreno dentro da cidade de ChapecóMorangos...

Veja mais
Vendas do Dia das Crianças contentam lojistas

Poderia ter sido melhor, mas foi bom. É assim que as entidades de varejo do Rio Grande do Sul e os dois maiores s...

Veja mais
A hora certa de demitir quem não tem um bom desempenho

A demissão é a decisão mais drástica que o líder pode tomar. Todo processo de recruta...

Veja mais