Após longa negociação, a empresa de consumo Hypermarcas adquiriu na quinta-feira os negócios da linha Perfex, que pertenciam ao grupo Johnson & Johnson. A aquisição inclui os produtos da marca de mesmo nome e também a linha Cross Hatch, de panos para limpeza industrial. O valor do negócio é de US$ 17 milhões, segundo informa ata da reunião do conselho de administração do dia 13.
Dessa forma, ela tenta reforçar a atuação numa área em que a operação do grupo tem encolhido. Ao mesmo tempo, a J&J se desfaz de um negócio que não fazia mais parte do foco de atuação da empresa no Brasil.
A aquisição de Perfex inclui maquinários, direitos de propriedade intelectual, estoques, materiais promocionais e fórmulas. A linha de produção deve ser transferida para uma das fábricas do grupo.
De janeiro a setembro do ano passado, a receita em higiene e limpeza da Hypermarcas alcançou R$ 179,5 milhões, contra R$ 210,2 milhões em igual período de 2009. A participação do segmento nas vendas do grupo caiu de 16% para 8% no mesmo intervalo. A empresa de consumo já adquiriu mais de 160 marcas e investiu no processo cerca de R$ 6,5 bilhões.
A Hypermarcas tem estudado a compra de ativos da J&J pelo menos desde 2009 e avançou em algumas negociações - em outras acabou desistindo. A compra das fraldas Johnson & Johnson, por exemplo, acabou não evoluindo. A expectativa de aquisição da linha Sundown também não avançou.
Segundo apurou o Valor, a J&J decidiu voltar a investir de forma mais pesada na marca. Até então, a Hypermarcas havia adquirido da multinacional apenas os preservativos Jontex, por US$ 101 milhões, em 2009.
Veículo: Valor Econômico