"Contramão" estratégica ajuda Pão de Açúcar

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Grupo tem lucro maior com aumento de itens eletrônicos em hipermercados

 

Já Carrefour e Walmart enfrentam dificuldades para equilibrar as contas; americana quer investir mais no país

 

Enquanto as concorrentes Walmart e Carrefour, ambas estrangeiras, enfrentam dificuldades para equilibrar as contas, o Pão de Açúcar anuncia bons resultados em todos os formatos de lojas, inclusive em hipermercados.

 

A empresa brasileira teve lucro líquido de R$ 819,2 milhões em 2010, resultado 25,2% maior que o de 2009.

 

Para analistas, o que fez a diferença no desempenho do Pão de Açúcar em 2010 foi o aumento da participação de itens não alimentícios -principalmente eletrônicos- nas prateleiras, que chegou a quase 50%. Há cerca de um ano e meio, antes da aquisição do Ponto Frio, a parcela girava em torno de 35%.

 

"Para ter sucesso hoje, o hipermercado precisa ser muito eficiente em produtos que não sejam de alimentação, além de oferecer qualidade em alimentos", disse Abilio Diniz, presidente do conselho do Pão de Açúcar, durante conferência sobre o balanço do grupo em 2010.
"A participação de não alimentos para Walmart e Carrefour é bem inferior a 50%", diz Renato Prado, analista da Fator Corretora.
"Tendo em vista as aquisições do Ponto Frio e das Casas Bahia, o Pão de Açúcar sai em vantagem do ponto de vista de escala e agilidade para abastecer os hipermercados com eletrônicos."

 

O Carrefour, que só divulga o balanço global, ainda não apresentou os resultados de 2010. Mas, no fim do ano passado, anunciou mudança de diretoria no país após perdas contábeis estimadas em R$ 1,2 bilhão, incorporadas como despesas não recorrentes em 2010.

 

Já o lucro da operação brasileira do Walmart caiu 41,7% no quarto trimestre fiscal americano, encerrado em 31 de janeiro de 2011, na comparação com igual período do ano anterior.

 

Apesar do resultado fraco em 2010, o Walmart diz que vai retomar investimentos em lojas. A rede, que abriu 45 unidades no Brasil no ano passado -menos da metade das 110 que haviam sido prometidas para o ano, um investimento de R$ 2,2 bilhões-, afirma que, em 2011, os recursos aplicados serão maiores.
"Abriremos mais lojas do que em 2010", disse à Folha Marcos Samaha, novo presidente do Walmart Brasil.

 

MELHOR TRIMESTRE

 

Considerando apenas o quarto trimestre de 2010, o Pão de Açúcar teve a maior margem Ebitda trimestral (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) desde a abertura de capital: 8,7%, no valor de R$ 567,1 milhões. Os dados excluem a Globex (Ponto Frio).

 


Veículo: Folha de S.Paulo


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