Bauducco investe para engordar venda de colomba

Leia em 2min 30s

Baixo consumo do bolo pascal e fraca concorrência dificultam explosão da categoria
 

 
A Páscoa pode ser considerada um período ingrato para o grupo Pandurata, detentor das marcas Bauducco e Visconti. Enquanto a produção de panetone da empresa chegou a 58 milhões de unidades no Natal passado, a fornada de colomba Pascal será de 8 milhões de unidades de meio quilo neste ano.

 

A estimativa é que o Brasil consuma 10 milhões de colombas ao longo desta Páscoa. Apesar do volume fabricado pela Pandurata ter crescido 12% em 2011, Rodrigo Mainieri, gerente de marketing de produtos sazonais da Pandurata, afirma que o consumo do bolo de Páscoa é baixo no país. “É inegável que as grandes vendas deste
período do ano são mesmo as dos ovos de chocolate. Nosso trabalho é ampliar nossa participação na cesta do consumidor e mostrar que a colomba é um produto para consumo diário por toda a família até o domingo de Páscoa”, diz Mainieri.

 

O fato de apresentar consumo pequeno e baixa concorrência  –  importantes indústrias tentaram emplacar a colomba pascal no passado, mas descontinuaram a iniciativa, como é o caso da Nestlé – dificulta a explosão deste mercado.

 

Mainieri diz que o objetivo da Pandurata é alavancar as vendas de colomba no mercado. O interesse na categoria se explica pela rentabilidade do produto, que é boa. Neste ano, por exemplo, as vendas de colomba da Pandurata devem crescer 18% em valor ante os 12% de avanço em volume.

 

Para estimular o consumo de colomba, a Pandurata faz uso de sua parceria com a fabricante americana de chocolates Hersheys, cujo ingrediente é usado no recheio do produto.

 

Hoje, a maior concorrente da Pandurata é a Village. A brasileira Village produz o bolo Bella Páscoa na fábrica de Vila Prudente, em São Paulo. “A Páscoa mais longa que acontece em 24 de abril nos fez projetar um crescimento de 20% sobre as vendas do ano passado”, diz Reinaldo Bertagnon, gerente comercial da Village. Como o público consumidor dá preferência pelo chocolate, Bertagnon conta que a grande aposta deste ano é pela versão trufada do bolo. Impulsionada pela alta no preço de commodities como a farinha de trigo e o açúcar, a colomba pascal da Village chega às gôndolas 4% mais cara.
 


A unidade industrial também produz panetones e chocolates para terceiros. Com clientes na região Sul e Sudeste do país, a Village também aposta forte na venda de ovos de chocolate neste ano como forma de incrementar a receita no período.

 

Para se diferenciar da Bauducco, a Village investe ainda na versão do bolo light, sem adição de açúcar e com o selo da Anad (Associação Nacional de Assistência ao Diabético).

 


Veículo: Brasil Econômico

 


Veja também

Unilever terá nova fábrica no Brasil em 2011

Kees Kruythoff, presidente da Unilever, disse que a companhia construirá mais uma fábrica no Brasil este a...

Veja mais
A Justiça e a Lei da Entrega

Em vigor desde o final de 2009, a lei estadual paulista que obriga vendedores e fornecedores a fixar a data e o turno - ...

Veja mais
Empresas omitem transgênico em rótulo

Testes apontam milho e soja transgênicos em produtos como biscoitos e salgadinho, sem aviso na embalagem   ...

Veja mais
Para crescer o dobro do aumento do PIB, Nestlé prevê R$ 1 bilhão

A Nestlé planeja investir ao menos R$ 1 bilhão este ano, para garantir um crescimento que seja o dobro do ...

Veja mais
Unilever e Jequiti fecham acordo para vender purificador de água

A Unilever e a Jequiti Cosméticos, do grupo Silvio Santos, anunciam hoje parceria que levará a multinacion...

Veja mais
Mabe mira mercado de de alto luxo no Brasil

Mexicana trará cozinha de R$ 100 mil ao país no ano que vem   Em oito anos de mercado brasileiro, a...

Veja mais
Tribunais estaduais suspendem Lei de Entrega

Decisões foram obtidas em São Paulo, Minas Gerais e Rio   Os tribunais de Justiça do pa&iacu...

Veja mais
Alfabeto frito

Enquanto o brócolis e a couve não ganham formas atrativas, as batatas saem na frente nessa disputa. Para c...

Veja mais
Pesquisa

Uma pesquisa da Batavo apontou que as maiores consumidoras de leite de soja são as mulheres. Para contentar sua i...

Veja mais