O movimento estratégico do grupo Pão de Açúcar de se aproximar do Carrefour se deve à preocupação do empresário Abílio Diniz de evitar que a rede francesa caia nas mãos da americana Walmart, a maior rede de supermercados do mundo, segundo indicou uma reportagem publicada no jornal americano The Wall Street Journal.
A fragilidade do Carrefour nos últimos tempos tem tornado o Walmart como uma grande ameaça à liderança do Pão de Açúcar no mercado brasileiro, tirando da rede francesa a tradicional rivalidade com o grupo controlado pela família Diniz.
De acordo com o "WSJ", os ativos do Carrefour no Brasil são avaliados entre R$ 11,5 bilhões e R$ 16,5 bilhões. A rede francesa fechou o ano de 2010 com 654 lojas, segundo ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Uma eventual compra do Carrefour pelo Walmart colocaria o grupo americano ligeiramente à frente do Pão de Açúcar no mercado brasileiro. Segundo o ranking da Abras, o Carrefour faturou R$ 29 bilhões em 2010. Combinado com o Walmart, o faturamento de ambos superaria os R$ 51 bilhões.
Embora tenha consolidado os resultados da Casas Bahia apenas nos últimos meses do ano, o Pão de Açúcar faturou R$ 36,1 bilhões em 2010. A projeção é de R$ 50 bilhões em 2011.
Na última semana, o DCI deu a notícia de que o empresário Abílio Diniz está à frente, de forma independente, das negociações com o Carrefour.
Veículo: DCI