As pequenas empresas do varejo paulista registraram alta de 8,4% no faturamento do primeiro semestre deste ano, segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio). Em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta é de 10,2%.
No primeiro semestre, apresentaram resultados positivos os setores de material de construção (31,2%), vestuário, tecidos e calçados (9,4%) e lojas de móveis e decoração (7,9%). Os grupos que registraram queda no acumulado do ano foram lojas de eletroeletrônicos (-0,1%), farmácias e perfumarias (-1%), alimentos e bebidas (-1%) e lojas de autopeças e acessórios (-19,4%).
De acordo com a entidade, o crescimento do segmento de lojas de material de construção é reflexo do aquecimento do setor de construção. A expectativa para o segundo semestre é de que o setor continue aquecido.
Crediário
O aumento de 7,2% nas consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) durante o período do Dia dos Pais levou a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) a projetar que as vendas de produto de maior valor continuarão aquecidas nos próximos meses. A entidade registrou um volume de vendas 6,4% maior nesta data sazonal frente ao resultado apurado em 2007.
Ainda em relação ao Dia dos Pais, os comerciantes comemoram alta de 1,4% no faturamento, a maior nos últimos sete anos, apontou pesquisa conduzida pela Fecomércio-RJ. O setor de CD e DVD registrou alta de 3,4%, seguido por livraria, com 3%. Na contramão de algumas regiões metropolitanas, o segmento de telefonia celular caiu 1,4%.
Veículo: DCI