Internet esquenta a briga no mercado de equipamentos

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A conectividade promete devolver ao televisor o lugar de principal eletrônico dentro do lar dos brasileiros. Com isso, a tradicional telinha, que vinha perdendo espaço para outras telas, agora ganha um poderoso aliando na disputa pela atenção dos consumidores. Empresas como Samsung, LG, e agora até a D-Link esquentam essa briga

 

Especializada em equipamentos para conexão com a Internet, conhecidos como roteadores, a chinesa D - Link coloca seu primeiro pé no segmento de eletrônicos brasileiro com o lançamento do Boxee Box.

 

O produto inicia uma nova categoria denominada Media Player e permite a televisores comuns não só acessar a rede mundial como ter mais de 180 canais pré-selecionados em sua TV, manter conteúdos em arquivos, criar seu próprio canal e compartilhá-lo com amigos, segundo o gerente de Produto da D-Link, Taciano Pugliesi. "Queremos que essa tecnologia permita ao usuário comum navegar por essa nova plataforma de conectividade."

 

Algo parecido é oferecido pelos chamados "televisores smart", oferecidos pelas coreanas Samsung e LG, que já incluem acesso a conteúdo da Internet.

 

A tendência também é apontada por pesquisa realizada pelo WitsView que indica que somente em 2010 cerca de 40 milhões de televisores com acesso à Web foram vendidos em todo o mundo, o que corresponde a 20% do mercado global de televisores LCD.

 

Para o gerente de Produtos de Televisores da LG do Brasil, Daniel Almeida, hoje o consumidor quer mais da sua televisão.

 

Segundo dados da Samsung, 90% dos lançamentos de TV LCD da empresa para este ano são compatíveis com a tecnologia das Smart TVs. Conforme o gerente sênior de TVs da Samsung Brasil, a venda de televisores de LED com Smart TV no mercado brasileiro deverá atingir a marca de 1,6 milhão de peças em 2011, um crescimento de 60% em relação ao ano anterior, no qual a Samsung deve manter sua liderança com uma participação de 40%.

 

Mesmo com essa concorrência no eletrônico, a D-Link - chinesa cuja sede fica em Taiwan, e que atingiu um faturamento de US$ 1,4 bilhão no ano passado - vai aproveitar para incluir a nova linha de produtos na comercialização de seus equipamentos de redes avançadas, banda larga e soluções digitais de comunicação de dados, existentes no Brasil há 10 anos.

 

Segundo o presidente da companhia no Brasil, Victor Fernando Proscurchin, esse lançamento marca o início de uma série de novos produtos que a fabricante vai oferecer nos próximos anos.

 

"Foram investidos US$ 2,5 milhão para lançar o equipamento no Brasil. Serão disponibilizadas 30 mil unidades para venda neste primeiro momento. O objetivo é atingir um público mais conectado e já acostumado a utilizar tecnologia andróide ou a utilizada nos produtos da Apple (iPhone e iPad) com conexão de banda larga de alto desempenho", observa.

 

Segundo o gerente da LG, a empresa deve oferecer a partir do mês de julho uma nova geração de televisores de plasma e LED que contarão com uma plataforma Smart.

 

Conforme o estudo feito pela WitsView, até 2015 o mercado global de televisores Smart chegará a 200 milhões de unidades vendidas, o equivalente a 65% do mercado.

 

Mesmo com as facilidades embutidas nas TVs smart, Fernando Proscurchin acredita na boa aceitação do produto da D-Link, tanto por sua capacidade de atualização quanto pela facilidade em se conectar a diversos tipos de televisor, mesmo aquelas que não têm conversor digital. "Nós temos a estrutura necessária para conectar todo esse conteúdo, por isso não tememos a concorrência dos fabricantes de televisores, nem os outros players de mercado, acrescenta".

 

Segundo pesquisa da PriceWaterhouseCoopers (PwC), Brasil e China terão o maior crescimento mundial nos mercados de entretenimento e mídia nos próximos cinco anos. Durante o período, a taxa de crescimento anual será de 11,4% para o Brasil e de 11,6% para a China. A importância destes prognósticos pode ser vista no crescimento dos Estados Unidos, líderes globais no mercado de entretenimento e mídia, que terão uma taxa de crescimento de 4,6%. O Japão vem em seguida com 2,5% ao ano. Entre 2011 e 2015, a Price estima que esses mercados movimentem até US$ 1,9 trilhão no mundo.

 

"Por hora contamos com apenas um canal de conteúdo brasileiro, mas até setembro esperamos anunciar acordos que ampliaram essas opções", diz Fernando Proscurchin.

 

Conforme o levantamento da Price, esse crescimento está ligado diretamente à realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, e ao aumento do poder aquisitivo no País, bem como a expansão dos acessos à Internet por banda larga.

 

Daniel Almeida, gerente da LG, afirma ainda que outros produtos da companhia, como blu ray e home theater, serão lançados com a possibilidade de se conectar com a Smart TV para ampliar as alternativas oferecidas para os consumidores.

 


Veículo: DCI


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