Vizinhas, lojas de atacado acirram disputa

Leia em 4min

Alimentos serão carro-chefe do Atacadão, do Carrefour, Sam’s Club, do Walmart, estreia na Capital



Apesar de ofertarem produtos distintos e se diferenciarem no formato - um funciona como clube de compras e o outro foca principalmente pequenos comerciantes -, os dois novos atacados que estão se estabelecendo na avenida Sertório, em Porto Alegre, devem traçar, a partir de fevereiro de 2012, uma disputa pelos consumidores da nova classe média. A briga entre os dois empreendimentos deve se acirrar nos segmentos de alimentos e bebidas, como hortigranjeiros, bomboniére, biscoitos e cervejas, e de produtos de limpeza e higiene pessoal. Os mesmos itens serão comercializados pelo Sam´s Club Sertório, que inaugura nesta quinta-feira, dia 29, e pelo Atacadão, que abre portas do outro lado da avenida a partir do final de janeiro de 2012.

Com a proposta de se diferenciar de um supermercado convencional no tipo de produtos oferecidos - como os eletroeletrônicos e artigos de cama, mesa e banho importados de mais de 40 países -, o primeiro Sam´s Clube da Capital gaúcha é uma operação do grupo Walmart voltada para as classes A e B, mas pretende conquistar também a classe C pelo compromisso de ofertar itens de alta qualidade com preços baixos.

No mix de 5 mil produtos, o clube de compras também oferece vestuário, móveis e outras utilidades domésticas, além dos segmentos na área de alimentos, bebidas e produtos de limpeza e higiene. Já a unidade de Porto Alegre do Atacadão, do grupo Carrefour, terá à disposição dos clientes mais de 10 mil itens de diversas marcas de alimentos em geral, frios e laticínios, hortifrutigranjeiros, bebidas, conservas e enlatados, doces e biscoitos, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, artigos de pet shop, automotivos, entre outros.

"Alguns departamentos, como mercearia e perecíveis, até podem disponibilizar os mesmos produtos que o setor atacadista, mas a maior parte da loja se diferencia muito pela alta qualidade e exclusividade dos produtos", argumenta Denílson Claro, diretor de marketing do grupo Walmart. Ele diz que a diferenciação dos produtos também se reflete na relação com as pessoas jurídicas. "Um bom exemplo foi o retorno do KitKat ao Brasil. Percebemos que muitas padarias e delicatessens foram se abastecer do chocolate no Sam's Club."

O presidente da rede Atacadão no Brasil, Roberto Mussnich, pontua que as propostas dos dois empreendimentos são "completamente diferentes", destacando que os custos baixos visam a atender ao pequeno comerciante e ao transformador, mas também, "de quebra", famílias interessadas em realizar o rancho mensal. "A ênfase do Sam´s Club é nos artigos de bazar importados e só compra quem é sócio. Já o foco do Atacadão é nos alimentos, e qualquer pessoa pode comprar."

Às vésperas de assumir, a partir do início do próximo ano, as operações internacionais da rede Carrefour Maxi, de modelo idêntico ao do Atacadão, com lojas na Colômbia, Argentina, Indonésia, Marrocos e Índia, Mussnich destaca que "o diferencial da operação que inaugura em janeiro será, basicamente, o preço, para que os pequenos empresários possam revender os produtos", lembrando que os valores alteram de acordo com o volume dos itens, que virão em caixas e unidades.

"Continuaremos respeitando a concorrência, mas agindo de forma a oferecer a melhor opção de compra em todos os municípios onde estamos presentes", rebate o diretor de marketing do grupo Walmart, frisando que o Sam´s Clube irá seguir a "missão" de otimizar os custos operacionais para poder oferecer preços sempre mais baixos. "Os produtos terão até 15% de diferença com relação ao mercado tradicional."

Contando com 22,4 mil m2 de área construída, o Sam´s Club Sertório pretende captar 50 mil novos clientes somente com esta loja, única do gênero em Porto Alegre. A exemplo das demais 25 unidades espalhadas no País, para comprar no Sam´s Club é preciso se associar por meio do pagamento de uma anuidade de R$ 45,00. Além do Brasil, a bandeira está presente em países como Estados Unidos, México e Porto Rico com cerca de 55 milhões de sócios ao todo. No País, o número de associados está próximo a 1,5 milhão.

As obras do Atacadão, que está reformando o prédio de 9 mil m2 do antigo Carrefour, com adaptações para receber maior volume de peso das caixas de produtos, estão previstas para terminar no início do ano. Além da unidade da Sertório, outra operação da marca será inaugurada, em março, em Santa Maria. "Também está prevista outra loja no Norte do Estado", adianta Mussnich. O Atacadão conta com 80 lojas no Brasil. No Rio Grande do Sul a bandeira do grupo já possui unidades nos municípios de Gravataí, Rio Grande, Sapucaia, Novo Hamburgo e Pelotas.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Leite chega ao fim do ano com alta de 18,8%

O valor do leite pago ao produtor chega ao fim do ano com alta de 18,8% sobre 2010, puxado pelo aumento do custo de prod...

Veja mais
Lebes consagra modelo de venda para baixa renda

De um negócio que explorava o comércio de gêneros de primeira necessidade, a Lebes, de São Je...

Veja mais
Do mix ao presidente, mudou tudo no Assaí

Rede de atacarejo aumenta capacidade de estoques das lojas e altera sortimentoSó de olhar as compras dentro do ca...

Veja mais
Mesmo com expansão menor em 2012, Nestlé investirá R$ 500 mi em fábricas

Alimentos. Multinacional suíça, que tem o Brasil como segundo principal mercado no mundo, prevê cres...

Veja mais
Alimentos têm forte alta em dezembro

A forte alta do grupo alimentação e bebidas captada em dezembro pelo Índice Nacional de Preç...

Veja mais
30% dos itens natalinos da ceia têm irregularidades

Equipes de fiscalização do Ipem-SP constataram ainda problemas como ausência da data de validade em ...

Veja mais
Marfrig transfere logística para a JSL

Negócio inclui ainda a venda de centros de distribuição para a empresa de logísticaO Marfrig...

Veja mais
13º salário tem impacto pequeno na venda à vista

Apesar da expectativa do varejo, alta nas vendas até agora foi de apenas 0,3%A segunda parcela do 13º sal&aa...

Veja mais
Gel deixaria aplicação de agrotóxico mais segura

Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), câmpus de Sorocaba, revela que um gel a base de ce...

Veja mais