As empresas responsáveis por seis trechos de estradas federais privatizados não poderão começar a cobrar pedágios nesta sexta-feira, como previsto no cronograma da segunda etapa do programa de concessão de rodovias do governo federal. De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), os trabalhos iniciais, que incluem a eliminação de problemas emergenciais nas estradas, não foram concluídos. Por isso, informou a ANTT, a cobrança não será autorizada. O principal problema, segundo a ANTT, é a falta de praças de pedágio. Das 33 praças previstas nos seis lotes, apenas duas estão concluídas. Elas ficam na BR-381, conhecida como Fernão Dias, e foram apenas reformadas. As outras estão em fase de construção.
De acordo com a assessoria de imprensa da empresa OHL, responsável por cinco lotes, as praças ainda não foram construídas por falta de licenças ambientais e dificuldades burocráticas. No entanto, ela garante que a partir desta sexta-feira estarão disponíveis serviços como socorro médico, atendimento a veículos com problemas mecânicos, resgate de animais na pista, inspeção de tráfego e telefone 0800.
Por causa do atraso no início da cobrança dos pedágios, as concessionárias poderão recorrer ANTT para solicitar que os prejuízos sejam repassados às tarifas, alegando que a demora foi causada por problemas do governo.
Os lotes privatizados são os da BR-153 na divisa de Minas Gerais com São Paulo e divisa de São Paulo com Paraná, BR-116 em Curitiba e divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul, BR-101 na divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo e na Ponte Presidente Costa e Silva, BR-381 em Belo Horizonte e São Paulo (Fernão Dias), BR-116 em São Paulo e Curitiba (Regis Bittencourt) e as BRs-116, 376 e 101 em Curitiba e Florianópolis.
O Lote 3, referente BR 393 na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro e no entroncamento da BR-116 (Via Dutra), teve o resultado do leilão homologado em data posterior a dos demais lotes, terá mais um mês para realizar os trabalhos iniciais.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ