Companhia japonesa alega que quer manter sua “independência estratégica ” A Yakult deve se opor à oferta da Danone em aumentar sua participação na companhia. A empresa francesa detém 20% do capital da fabricante de leite fermentado. Dessa forma, a Yakult quer preservar a sua “independência estratégica”.
A Danone pretendia chegar a 35% de participação da Yakult e iniciar um processo de sinergia entre as duas companhias. A Danone, maior fabricante de iorgurtes do mundo, não quis comentar o assunto.
O fundador da Yakult, Minoru Shirota, passou a produzir o leite fermentado em 1935. Além do produto, campeão de vendas no segmento em diversos países, inclusive no Brasil, a companhia japonesa comercializa iogurtes, sucos, medicamentos para tratamento de câncer, além de ter uma linha de maquiagem a base de lactobacilos.
“Estamos num ponto em que precisamos desenvolver e ampliar nossa cooperação com a Yakult” afirmou no mês passado o diretor de finanças da Danone, Pierre-Andre Terisse durante reunião com investidores.
No primeiro trimestre de 2012, a companhia registrou alta de 6,9% no faturamento, que alçanou US$ 6,7 bilhões, puxado principalmente pelas vendas de água mineral e alimentos infantis na Ásia e no Oriente Médio. A companhia francesa mantém a meta de crescimento da ordem de 5% a 7% para este ano.
Veículo: Brasil Econômico