O varejo eletrônico (e-commerce) tem atraído um número maior de consumidores, tanto que 98,3% dos brasileiros - entrevistados para a pesquisa realizada pela OH Panel a pedido do MercadoLivre - afirmaram já terem feito, ao menos uma vez, compra ou venda de produtos pela Internet nos últimos 12 meses. O índice mencionado ainda fica acima da média regional de 97,5%, que engloba os nove países participantes da pesquisa, sendo eles: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.
Segundo Helisson Lemos o diretor geral do MercadoLivre no Brasil, o número é uma comprovação da confiança do brasileiro no comércio eletrônico (e-commerce). "Se compararmos o quadro do comércio eletrônico na América Latina, o Brasil está um passo a frente dos demais países. Em parte, isto é um reflexo da maturidade do internauta em nosso país e do caráter empreendedor do brasileiro, que está sempre tendo ideias inovadoras sobre como economizar e gerar renda extra", explica o executivo.
A pesquisa apontou também um perfil comportamental do internauta brasileiro em que 89,7% utilizam a ferramenta para mandar e-mails; 84,1% utilizam a Internet como ferramenta de pesquisa; 81,6% utilizam o ambiente on-line para comprar ou vender itens; 67,5% são adeptos as redes sociais e 66,4% se informam por meio dos sites existentes.
Quando questionados sobre o futuro da Internet, 67,9% sinalizaram que gostariam de usufruir mais do comércio eletrônico; 60,6% têm a intenção de utilizar um número maior de serviços de e-banking. As compras e pagamentos feitos por meio de dispositivos móveis foram mencionados por 43,7% dos entrevistados; 34,2% fariam cursos e-learning por ferramentas on-line e 30,9% usariam o e-commerce com fins de turismo. Uma das febres do momento, as redes sociais fazem com que mais de seis em cada dez brasileiros passem uma parte de seu tempo em frente à tela de seu computador, tablet ou smartphone. A rede favorita, com sobras, é o Facebook, que arrebanha 96,7% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o Orkut, com 67,6%, e, em terceiro, o Twitter, com 48,4%.
Pesquisa
A pesquisa também comprova o crescente alcance dos jogos sociais. Quase um terço dos entrevistados admitiu usar este tipo de entretenimento. A Internet também é uma boa "amiga" do brasileiro para o trabalho. Em primeiro lugar, quatro em cada cinco pessoas admitiram o sonho de trabalhar em casa, utilizando a Internet. Além disso, 65,1% disseram que usam a ferramenta t em seu tempo livre para acompanhar as novidades no trabalho.
O crescimento na oferta de televisores com acesso à Internet e serviços de conteúdo de TV por Internet também já começou a deixar a sua marca. Tanto que 38,8% dos entrevistados opinaram que, por meio de seu televisor LCD ou LED, se divertem cada vez mais por meio do ambiente on-line, deixando de lado o ato convencional de assistir televisão.
Veículo: DCI