A varejista francesa Carrefour anunciou ontem que Georges Plassat já assumiu como novo presidente e executivo-chefe, antecipando a transição de poder na companhia em um mês. Ele substitui Lars Olofsson, que se aposentou. A mudança havia sido anunciada em janeiro e estava programada para ser sacramentada na reunião dos acionistas da companhia, programada para 18 de junho.
Os desafios para Plassat são grandes. Ele terá de encontrar estratégias para renovar os hipermercados da rede na Europa, China e Brasil - o que exigirá investimentos de cerca de US$ 2 bilhões. O crescimento da operação brasileira é hoje sustentado principalmente pela marca Atacadão. Em 2011, a multinacional francesa se envolveu numa malsucedida tentativa de fusão com o Grupo Pão de Açúcar.
As vendas do Carrefour, que é a segunda maior rede de mercados do mundo, atrás apenas da varejista americana Walmart, têm caído nos últimos meses na Europa, com os consumidores tentando economizar, por conta da crise e da alta do desemprego em várias nações.
Em comunicado, o Carrefour disse que Olofsson "considerou que todas as condições necessárias foram cumpridas para diminuir o período de transição". O mandato dele foi marcado por alertas de queda nos lucros, mudanças corporativas, um fracassado projeto de fusão e uma forte redução no valor das ações da companhia. Desde 2009, quando Olofsson assumiu a presidência da rede, a empresa perdeu cerca de 7 bilhões em valor de mercado.
Veículo: O Estado de S. Paulo