O futuro dos shoppings no Brasil

Leia em 2min 30s

Depois de passar por um período  de crescimento intenso, o segmento de shoppings centers, que concentra mais de 80 mil lojas em todo o País e por onde circulam cerca de 300 milhões de pessoas por mês, precisa inovar e investir cada vez mais se quiser se manter. A estratégia projetada para o futuro se baseia na diversificação e na funcionalidade dos empreendimentos, que cada vez mais serão multiuso. Dentre os desafios para crescer de forma sustentável, estão a carga tributária, a burocracia e falta de contrapartidas do governo.
 
Esse foi o tema central do painel "Tendências para o mercado de shoppings",  apresentado ontem na 12ª edição do "Brasilshop – Congresso Internacional do Varejo", realizado pela Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop). O diretor executivo do Shopping Total de Porto Alegre, Eduardo Oltramari, mostrou tendências apresentadas no Recon/ICSC 2012 (congresso do setor realizado em maio, em Las Vegas), e a necessidade de adaptá-las para atender às atuais demandas do mercado brasileiro. 
 
Enquanto os shoppings norte-americanos apostam nos grandes centros, em arquitetura leve e funcional, na revitalização de áreas centrais das cidades, em sustentabilidade e até no compartilhamento em tempo real das atividades dos shoppings (por smartphones e tablets), no Brasil o desafio é  equacionar os custos de ocupação por metro quadrado e a  compatibilização de vagas de garagem por área bruta locável. Além disso, precisa unir  sustentabilidade  com as exigências de redução dos impactos ambientais.  "Nossa preocupação é que seja feita sem ser fachada, e que possa ser suportada sem repassar custos aos clientes", disse Oltramari.
 
Para Paulo Stewart, presidente da gestora de shopping centers Saphyr,  a revitalização urbana gera um ambiente de negócios favorável, mas necessita de contrapartidas. "Falar em sustentabilidade é bonito, mas sem incentivos no bolso, como redução do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), por exemplo, não adianta", ressaltou.  "Fazemos nossa parte, somos até convidados pelo governo a participar de intervenções, masnão recebemos incentivos", completou Ilia Alencar, diretora da Jereissati Centros Comerciais, que é  dona do Iguatemi Fortaleza e há 20 anos trabalha com água de reúso.
 
Uma tendência é de cada vez mais empreendimentos multiuso. Como os grandes terrenos começam a ficar "rarefeitos", principalmente nas grandes cidades,   construir shoppings menores nem sempre compatibiliza a melhor distribuição das lojas. "A ideia agora é investir em ergonomia, transformar   a entrada em sala de estar, com uma arquitetura cada vez mais funcional e racional, além de diversificar ainda mais as lojas", disse Oltramari.
 
O executivo lembrou também dos cuidados com a classe C. "A família 'Miranda' de ontem – aquela que só 'mira-e-anda' – hoje é a classe C. E os shoppings devem se adaptar  para receber esse  grupo ", concluiu.
 
"Daqui a pouco não haverá lojista para tanto shopping. É preciso buscar incentivos e linhas de financiamento", destacou  Nabyl Sahyoun, presidente da Alshop .



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Camarões e doces são contemplados no primeiro acordo entre Argentina e Brasil

O governo da Argentina autorizou a normalização das exportações de doces cítricos e c...

Veja mais
Indústrias de suco e produtores se unem para 'salvar' o ano

Tradicionalmente em atrito, grupos fecham acordo para pedir apoio ao governo sobre 'superssafra'Após reuniã...

Veja mais
Receita com publicidade aumenta 14%

Expansão ocorre em todos os nove meios analisados pelo Projeto Inter-meios no 1º trimestre; em jornais, avan...

Veja mais
Seca no hemisfério Norte afeta safra de trigo

Clima seco e temperaturas altas no hemisfério Norte vão trazer prejuízos à próxima sa...

Veja mais
Remédio gratuito do governo eleva movimento em farmácia

O movimento em farmácias privadas credenciadas pelo governo cresceu com a oferta gratuita, desde o último ...

Veja mais
Projeto que visa banir refrigerante de 500 ml em Nova York avança

Proposta do prefeito foi levada ontem ao conselho de saúde da cidade para análiseEstá avança...

Veja mais
Kanechom lança linha capilar Argan

A Kanechom acaba de lançar uma nova linha de produtos capilares, a Argan Kanechom.  ...

Veja mais
O happy hour paga a conta

Para compensar a desoneração de vários setores da indústria, o governo eleva impostos sobre ...

Veja mais
Inverno caro

Quem bate? É o frio. Mas com os impostos a tiracolo. A carga tributária de produtos mais tradicionais da &...

Veja mais