Produtos regionais terão maior divulgação

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Campanha irá promover itens importantes do agronegócio, como cachaça, lácteos e café.


A realização das copas das Confederações e do Mundo e as Olimpíadas no Brasil está incentivando os investimentos em meios que divulguem os produtos do agronegócio de Minas Gerais no mundo. Nesse sentido, no dia 1º de agosto será lançado, no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte, o projeto Origem Minas.

De acordo com o coordenador da assessoria técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Pierre Santos Vilela, a iniciativa será fundamental para agregar valor e ampliar o mercado de atuação dos produtos mineiros, tanto em âmbito nacional como internacional.

"Vamos desenvolver uma série de ações, como a participação em feiras, para que a divulgação dos produtos mineiros seja ampliada. Esperamos, com isso, abrir novos mercados favorecendo o aumento das negociações", disse.

Entre as ações que serão desenvolvidas para a valorização do produto originário de Minas estão estratégias que visam à capacitação dos envolvidos no setor, além da promoção e ampliação da divulgação de produtos-chave do agronegócio mineiro, como a cachaça, lácteos e café. Também serão criadas oportunidades de negócios e de fortalecimento de relações com compradores nacionais e estrangeiros para toda a cadeia produtiva.

Origem - Um dos principais pontos que será destacado é a origem geográfica dos produtos, fator muito valorizado no mercado internacional e que tem despertado a atenção dos produtores de Minas por agregar valor ao produto. Segundo Vilela, a indicação de origem é uma garantia de qualidade do produto. Minas possui produtos potenciais como o Café do Cerrado, Café da Mantiqueira, a Cachaça de Salinas, Frutas do Jaíba, entre outros.

"Queremos divulgar para o mercado os principais produtos mineiros e destacar como são fabricados e a origem de cada uma. Isso é importante para diferenciá-los dos demais", avalia.

Segundo a gerente da Unidade de Agronegócio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Priscilla Magalhães Gomes Lins, uma das ações para que compradores nacionais e internacionais conheçam mais os produtos mineiros será a visita às unidades de fabricação.

"Nosso objetivo, além das campanhas e participação em feiras, será trazer a Minas Gerais compradores em potenciais para que eles possam visitar as fazendas e outras unidades produtoras para conhecer todo o processo de fabricação. Essa iniciativa é fundamental para atestar a qualidade e os cuidados na preparação de nossos prodytis", ressalta.

Segundo Priscilla, a divulgação antecipada dos produtos do agronegócio mineiro tem o objetivo de levar informação aos turistas que visitarão o país, e o próprio Estado durantes os eventos esportivos. " uma ocasião propícia para mostrarmos nosso Estado, nossa gente e nossa produção", enfatiza.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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