A líder do mercado brasileiro de eletrodomésticos, Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, acredita que pode fechar o ano de 2012 com crescimento de vendas de 10% se a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) for prorrogada até dezembro. Sem a extensão, o avanço deverá ficar entre 5% e 6%, diz o vice-presidente de Relações Institucionais da companhia, Armando Valle.
O executivo afirma que a Whirlpool teve crescimento de 7% a 8% nas categorias beneficiadas pela desoneração, em linha com o avanço geral do setor, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "O impacto foi maior em lavadoras, que ainda têm baixa penetração nos lares brasileiros, com crescimento de 11%", diz Valle. Ele também lembra que a medida levou a companhia a contratar 1,5 mil pessoas no início do ano, para dar conta do aumento da demanda.
Segundo o diretor, a experiência da redução do IPI deve levar o governo a repensar a tributação do setor. "Se o IPI diz respeito a essencialidade, o nível atual de imposto diz que refrigeradores e lavadoras não são essenciais. O governo também entende isso, por isso vem fazendo esses movimentos, que a gente espera que em algum momento se perpetuem para todo o sempre."
Veículo: DCI