Para se tornar líder em PCs no país, Lenovo compra CCE por R$ 300 mi

Leia em 1min

Valor é o mais alto já pago por empresa de eletrônicos no Brasil


A Lenovo, fabricante chinesa de PCs, comprou a brasileira CCE, em mais um passo para se tornar a maior do setor no país.

A aquisição custou à chinesa R$ 300 milhões, mais alto valor já pago por uma empresa de eletrônicos brasileira, segundo a consultoria KPMG, que levanta compras e aquisições desde 1994.

Se a CCE cumprir metas de desempenho até 2016, pode haver incremento de R$ 400 milhões na transação.

Juntas, Lenovo e CCE chegam a 7% das vendas no Brasil, calcula a chinesa. O plano é, dentro de três anos, assumir a ponta no país, posto ocupado hoje pela Positivo.

"[A aquisição] levará o Brasil a ser um dos nossos principais mercados", disse o presidente-executivo global da Lenovo, Yuanqing Yang.

A consultoria de tecnologia IDC classificou a compra como o "movimento mais conciso da multinacional na busca pela liderança do mercado brasileiro de PCs".

A Lenovo fez uma oferta de compra em 2008 pela Positivo, que recusou. Há dois meses, a chinesa anunciou que vai produzir no país em uma fábrica no Estado de São Paulo. (helton simões gomes)


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Governo derruba sobretaxa para insumos de calçados

Camex revogou taxa de 182% depois que fabricantes locais, que pediram a investigação, reclamaram do result...

Veja mais
Gelado em domicílio

A marca de sorvetes Diletto, que desde 2010 tem mais de 20 quiosques em shoppings, projeta a abertura da primeira loja e...

Veja mais
Nova hidrovia reduzirá em R$ 2 bi custo de frete de grãos

Trajeto se estenderá até o porto de Santarém (PA) e ajudará a escoar produção ...

Veja mais
Prudência domina decisões de empresas e consumidores

A Sondagem do Comércio do Ibre/FGV, que reúne informações de cerca de 1.200 empresas, mostro...

Veja mais
Grãos afetam leite e custos vão para inflação

A elevação de preços do milho e da soja impõe grandes perdas aos produtores de leite. A cont...

Veja mais
Nestlé e Samsung são as marcas preferidas da classe C

Com maior poder de compra e mais exigentes, 54% dos entrevistados se preocupam com a marca dos alimentosUma pesquisa div...

Veja mais
Consumidores brasileiros testam botijão de gás feito de fibra de vidro

Cerca de 12 mil consumidores das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de São Paulo e Porto Alegre est...

Veja mais
Produtos agrícolas no atacado sobem menos, diz FGV

A inflação agropecuária desacelerou no atacado. Os preços dos produtos agrícolas atac...

Veja mais
Cem artigos ficam mais caros

Governo federal amplia a alíquota de importação sobre matéria-prima e produtos estrangeirosO...

Veja mais