Gastos com publicidade têm alta de 11% no primeiro semestre

Leia em 1min 10s

Investimento em mídia e produção de comerciais soma R$ 19,6 bi


O mercado publicitário movimentou R$ 19,6 bilhões no primeiro semestre, com alta de 11%, em valores correntes, sobre o mesmo período do ano passado.

O número refere-se ao investimento dos anunciantes com compra de espaço para anúncio nos veículos de comunicação (R$ 15,9 bilhões) e os gastos com produção de comerciais (R$ 3,7 bilhões).

Os dados são do Projeto Inter-Meios, publicação do jornal "Meio & Mensagem" com base em dados fornecidos pelos veículos. Os veículos pesquisados respondem por 90% do mercado, mas o número é extrapolado para abarcar 100%.

Os jornais, segunda mídia em faturamento publicitário, registraram alta de 4,2% no primeiro semestre, encerrando o período com 11,67% de participação e R$ 1,67 bilhão de faturamento bruto.

Internet e TV por assinatura lideraram o crescimento do setor, com altas de 18,4% e 18%, respectivamente, nas receitas com publicidade.

A internet faturou R$ 739 milhões no período e obteve 5,17% de participação de mercado. O dado não mede gastos com links patrocinados e anúncios em redes sociais.

A TV por assinatura ultrapassou o meio rádio, encerrando o período com R$ 580 milhões de receita publicitária e 4,06% de participação.

A TV aberta ampliou sua participação para 64,8%, com alta de 13,55%. Em termos absolutos, o meio TV faturou R$ 9,2 bilhões.

Rádio cresceu 10,04%, enquanto o meio revista viu sua receita com anúncios cair 2,35%, para R$ 865 milhões.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Preço de hortifrútis sobe 3,3% em agosto

Pelo quarto mês consecutivo, os preços dos principais produtos negociados na Ceagesp subiram. Em agosto, a ...

Veja mais
Profissionalização de serviços de limpeza atrai estrangeiros

Os altos encargos trabalhistas têm criado novas opções de prestação de serviços...

Veja mais
Nordeste quer apoio para estocagem e venda na região

Temerosos quanto à sobrevivênvia dos rebanhos, os estados nordestinos pedem ao governo federal medida provi...

Veja mais
Inflação no varejo paulistano cai 0,1%, diz FecomercioSP

Em função da redução do IPI, veículos contribuíram para a baixa do Índi...

Veja mais
Alta de combustíveis não deverá repor defasagem

Cálculos internos da Petrobrás indicam que a gasolina e o diesel teriam de subir 18%; analistas estimam re...

Veja mais
Inmetro quer mudanças na fabricação de fornos e fogões

Volume de reclamações registradas no Inmetro em relação à alta temperatura de fornos ...

Veja mais
Setor de chocolates cresce mais de 4% no primeiro semestre

Produção nacional no período foi de 228 mil toneladasO último balanço da Associa&cced...

Veja mais
Confiança Supermercados comemora 29 anos

Com o slogan "A Casa é sua!" a rede Confiança Supermercados tem o objetivo de traduzir o sentimento com to...

Veja mais
Domingo é o segundo melhor dia em vendas

Ter as portas abertas aos domingos e feriados é uma estratégia que mostra-se cada vez mais lucrativa para ...

Veja mais