Investimento em mídia e produção de comerciais soma R$ 19,6 bi
O mercado publicitário movimentou R$ 19,6 bilhões no primeiro semestre, com alta de 11%, em valores correntes, sobre o mesmo período do ano passado.
O número refere-se ao investimento dos anunciantes com compra de espaço para anúncio nos veículos de comunicação (R$ 15,9 bilhões) e os gastos com produção de comerciais (R$ 3,7 bilhões).
Os dados são do Projeto Inter-Meios, publicação do jornal "Meio & Mensagem" com base em dados fornecidos pelos veículos. Os veículos pesquisados respondem por 90% do mercado, mas o número é extrapolado para abarcar 100%.
Os jornais, segunda mídia em faturamento publicitário, registraram alta de 4,2% no primeiro semestre, encerrando o período com 11,67% de participação e R$ 1,67 bilhão de faturamento bruto.
Internet e TV por assinatura lideraram o crescimento do setor, com altas de 18,4% e 18%, respectivamente, nas receitas com publicidade.
A internet faturou R$ 739 milhões no período e obteve 5,17% de participação de mercado. O dado não mede gastos com links patrocinados e anúncios em redes sociais.
A TV por assinatura ultrapassou o meio rádio, encerrando o período com R$ 580 milhões de receita publicitária e 4,06% de participação.
A TV aberta ampliou sua participação para 64,8%, com alta de 13,55%. Em termos absolutos, o meio TV faturou R$ 9,2 bilhões.
Rádio cresceu 10,04%, enquanto o meio revista viu sua receita com anúncios cair 2,35%, para R$ 865 milhões.
Veículo: Folha de S.Paulo