Aumento na comercialização no final do ano pode ficar entre 8% e 9% no Estado, segundo estimativas divulgadas pela Fecomércio-RS
O Natal está chegando e deve gerar um incremento de 8% a 9% nas vendas do comércio gaúcho em relação ao ano passado. A constatação é da pesquisa de Final de Ano 2012 da Fecomércio-RS, onde também é calculado o gasto médio dos consumidores com presentes de Natal, que deve ficar em R$ 482,13 neste ano, somando 5,3 presentes por consumidor. “A expectativa nas vendas se justifica, em primeiro lugar, com o desemprego muito baixo na Região Metropolitana de Porto Alegre”, destaca o economista da Fecomércio-RS Lucas Schifino. “Outro fator é a confiança do consumidor, que ainda está otimista, mesmo com o menor crescimento da economia e a crise internacional”, acrescenta.
O economista lembra também que a taxa básica de juros em 7,25% ao ano impacta positivamente o consumo e as vendas do varejo, com reflexos nas projeções de crescimento, que contam ainda com o 13º salário. Ao injetar bilhões na economia, o pagamento do rendimento adicional permite que um volume maior de consumidores quite suas dívidas e vá às compras. De acordo com o levantamento da Fecomércio-RS, 57,6% das compras serão pagas à vista. Dentre os entrevistados que recebem o 13º salário (62,2% do total), 53,2% vai destinar parte do recurso para a aquisição dos presentes, 50% pretende pagar as contas do mês e 37,5% quer poupar o dinheiro extra do fim de ano.
A pesquisa ouviu consumidores das principais cidades de cada macrorregião do Estado - Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas -, onde 80,8% dos entrevistados sinalizaram as lojas do centro das cidades como o local onde as compras serão feitas. Os shopping centers figuram como o segundo destino mais citado, com 17,9% dos compradores, enquanto as lojas de bairro concentram 8,8% do público e os camelôs e centros populares de compras atraem 7,6% dos clientes.
Os produtos que mais serão demandados no período são as tradicionais peças de vestuário (70,2% dos entrevistados devem presentear com o item), brinquedos (47,7%) e calçados (24,3%). Tendo em vista o momento de efervescência, as lojas desses segmentos já estão se preparando. Depois de um ano de baixo crescimento, e acostumada a crescimentos que chegavam a 30% em anos anteriores, neste Natal, a ideia é aumentar as vendas de 10% a 15%, o que já pode ser considerado recuperação. A principal responsável pela retomada é a marca própria Clube do Dino, que também vai ganhar um cartão próprio para os clientes que optarem pelo crediário.
“Hoje a marca é responsável por 15% de nossas vendas, se fortalecendo com o consumidor e com os fornecedores parceiros”, afirma a diretora da Estrela Franquias (detentora da Barriga Verde), Fabiana Estrela. O período é favorável para comercialização de roupas de praia, berços cercados, carrinhos de passeio e cadeirinhas para transporte das crianças em automóveis.
A rede de lojas de brinquedos Del Turista tem no Dia das Crianças um importante termômetro para prever o cenário no Natal. Neste ano, a expectativa era de crescer 12% na data comemorada em outubro, mas o percentual atingido foi de 10%. “Com base nisso, nossa expectativa é de crescer, no mínimo, 10% em relação ao ano passado”, afirma a supervisora da rede, Beatriz Dias. Bonecas com inspiração de monstros, bonecos eletrônicos, carros elétricos e tablets para crianças pequenas são as principais apostas da rede neste ano. “As mercadorias ainda estão chegando, mas os tablets para os pequenos e as bonecas Monster High são as duas grandes novidades, que mostram até uma mudança de conceito das brincadeiras”, argumenta.
Veículo: Jornal do Comércio - RS