O consumo de produtos de beleza deve encerrar 2012 com um crescimento de 15% em relação ao ano passado. É o que aponta o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência. De acordo com o estudo, os brasileiros devem gastar R$ 36,24 bilhões com esses produtos neste ano, frente aos R$ 31,41 bilhões de 2011. Segundo apurou o instituto, a classe C, que representa 52,38% dos domicílios do País, tem o maior potencial de consumo: R$ 15,43 bilhões, o que representa 42,6% do total do consumo nacional.
Logo em seguida vem a classe B, que com 24,45% dos domicílios em área urbana tem um potencial de gasto com esses produtos estimado em R$ 15,05 bilhões (41,52% do consumo).
Na análise por região, a Sudeste representa metade do consumo do país, seguido pela Nordeste (18%) e pela Sul (16%), mas os moradores da Região Sul são os que mais gastam com esses produtos. Lá o consumo anual é de R$ 252,83 por habitante, enquanto na Região Centro-oeste é de R$ 245,86, e na Sudeste, de R$ 239,45.
Higiene
Com produtos de higiene, o gasto dos brasileiros estimado para 2012 é de R$ 12,34 bilhões, 15% acima de 2011. A classe C, com o maior potencial de consumo, representa 42,8% dos gastos totais. Nas regiões, a liderança é da Região Sudeste, com 49% do consumo do País, mas com gasto per capita de R$ 80,19, enquanto que a Sul, com 18% do consumo nacional, tem um consumo por habitante de R$ 93,62.
Veículo: DCI