Neste período de festas de fim de ano muita gente se prepara para viajar e não quer se preocupar em preparar a ceia para a família e os almoços de Natal e Ano Novo.
Em Campinas diversas casas estão aceitando encomendas de um cardápio variado.
A Orly Panificadora e o Tartanero Salgados e Doces oferecem diversos tipos de pratos, de assados a congelados.
Na Orly, as opções de assados são pernil sem osso, chester, tender, lombo e frango. Os acompanhamentos são variados, entre eles, arroz com uvas passas, com nozes, à grega ou branco; farofa, maionese, salpicão e fios de ovos. Além disso, tortas salgadas e sobremesas também estão no cardápio.
Congelados
No Tartanero, apesar de muitos dos itens serem produzidos diariamente, existe a opção de encomendas de congelados, embalados e mantidos sob refrigeração a 22ºC negativos. A Orly recebe encomendas até amanhã para o Natal e no dia 27 de dezembro para o Ano Novo. A padaria estará aberta no Natal e no Ano Novo, das 8h às 22h30. No Tartanero até dois dias antes das festas.
O diretor do Tartanero, André Luiz Alberich, explica que para quem vai viajar é mais prático e fácil levar o produto congelado. Basta ter uma mala térmica com zíper ou um isopor para transportar o alimento com segurança. Entre os produtos mais procurados para viagem estão os pães de batata com recheio e as empadas. "Todos os salgados ou tortas também são oferecidos frescos que podem ser mantidos fora da geladeira por até 4 horas. Os produtos mais sensíveis são os que levam tomate e embutidos", explica Alberich.
Menos de três horas
A nutricionista do Grupo Giovannetti, Fernanda Paes de Barros, que é detentor da marca Orly, orienta os clientes a encomendarem suas ceias para viagens que não ultrapassem três horas.
Os alimentos, todos frescos, são entregues aos clientes em recipientes descartáveis, próprios para manter a qualidade de cada produto.
"A indústria dos descartáveis nos oferece opções muito práticas, como as assadeiras de alumínio para as carnes, que podem ser colocadas direto ao forno. As saladas, os fios de ovos e os demais produtos gelados são postos em recipientes plásticos, enquanto os diferentes tipos de arroz são colocados em recipientes de alumínio. Maionese e salpicão são itens que exigem atenção e maior cuidado", diz.
A nutricionista orienta que as encomendas desses pratos devem ser as últimas a serem retiradas. "E devem ir direto para a geladeira, pois são produtos que não podem, de maneira alguma, ficar expostos ao calor ou ao Sol".
Reaproveitamento
Para aqueles que pretendem reaproveitar os alimentos no dia seguinte, a nutricionista pede cautela e retira a maionese e o salpicão da lista. "Não há problema em 'reformar' o arroz e as carnes desde que as sobras sejam guardadas na geladeira, em recipientes com tampa ", orienta.
Com relação às bebidas como vinho e espumante, bastante consumidos no Natal e no Ano Novo, também exigem cuidados especiais para o transporte. De acordo com Raimundo Cosmo, sommelier do Barbacoa Campinas, a garrafa deve estar deitada durante a viagem e até mesmo antes de ser aberta. "O ideal é que sejam transportadas em uma bag com proteção individual", diz.
Cuidado extra
Com os espumantes há um cuidado extra. O produto não deve ser agitado, pois a pressão interna é alta. "Recomendo que a garrafa fique até meia hora na geladeira antes de ser servida", sugere o sommelier.
A durabilidade também precisa ser observada. Enquanto os espumantes não podem ser conservados depois de abertos, os vinhos (tintos e brancos) duram até 24 horas após a retirada da rolha. Uma ideia é reusar os vinhos secos, no dia seguinte, para a elaboração de novos pratos. "Os tintos são bons no preparo de carnes vermelhas e massas e, os brancos, são ótimos para molhos e temperos. Já os vinhos doces não combinam com a gastronomia", lembra Cosmo.
Veículo: DCI