A fabricante de alimentos Vigor focará sua expansão nos próximos quatro anos na ampliação de distribuição no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, ganhando mercados para além da capital paulista, onde tem sua maior força hoje. Segundo o presidente da empresa, Gilberto Xandó, a atual estrutura fabril da companhia pode suportar tal crescimento, sendo necessários apenas investimentos nas áreas de vendas e logística.
A entrada da empresa nesses estados será através de supermercados, para ganhar visibilidade de marca, partindo posteriormente para a pulverização para o pequeno varejo, que hoje representa 50% da distribuição da companhia. No médio prazo, a Vigor já mira expandir seus negócios para o Rio Grande do Sul e Nordeste. "Para isso, serão necessárias aquisições regionais, pela questão de marcas e da pericibilidade dos produtos derivados de leite", afirmou Xandó, frisando que isto só deverá ocorrer num horizonte de cinco anos.
A fabricante planeja atingir faturamento de R$ 5 milhões a R$ 7 milhões nos próximos anos, ante R$ 1,5 milhão em 2011. Com margem Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 5,4% nos nove primeiros meses de 2012, a empresa espera, com sua estrutura atual, voltar ao nível histórico entre 8% e 10%, e acredita ser possível, no futuro, chegar a 15%.
O avanço do consumo com o aumento da renda; o investimento na valorização de marcas; a mudança de mix de produtos, com foco em categorias de maior valor agregado; e a busca pela nacionalização da empresa são as apostas da Vigor para crescer. Nos próximos dois a três anos também deverá ser realizada a venda dos 21% de ações da fabricante que ainda pertencem à JBS, como forma de aumentar a liquidez dos papéis da companhia.
A empresa fecha 2012 tendo investido R$ 38 milhões em expansão de capacidade e modernização de unidades. Entre os principais lançamentos da indústria no ano estão o iogurte Grego e produtos lácteos funcionais.
Veículo: DCI