Característico no mês de janeiro, o período de saldões promovidos por diversos players do setor varejista movimentará milhões neste mês de janeiro. O período é caracterizado pela queima de estoques e para que as empresas consigam capital. Um dos destaques neste período é a promoção realizada pelo Magazine Luiza. A partir desta sexta-feira, a rede varejista promoverá a sua já conhecida "Liquidação Fantástica".
Para Nelson de Sousa, professor de Economia e Finanças do Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (Ibmec), o cenário parece ter virado tradição no País: "Não é saudável para o empresário ter muita sobra em seus estoques. Eles precisam liquidar o que não foi vendido para pagar os custos da operação", explicou ao DCI.
Além desse fato, os lojistas e demais empresários que atuam no setor precisam se programar para a próxima data sazonal. "Eles precisam limpar seus estoques e começar a pensar, agora, no Dia das Mães." Ainda segundo o economista, não existem dados precisos sobre a movimentação financeira, mas ele fica abaixo do que é visto no Natal. "As estimativas feitas são de que esse período tenha movimentação de 10% a 15% menor que no Natal", disse ele.
Eletroeletrônicos
A "Liquidação Fantástica" do Magazine Luiza será realizada em 16 estados, simultaneamente. Depois de redes como Casas Bahia, Ponto Frio, Extra, entre outras, fazerem seus saldões, agora é a vez do Magazine de atender a milhões de consumidores, que serão esperados nas 743 lojas da rede para aproveitar descontos de até 70% em cerca de 3 milhões de produtos. Como é muito aguardada pelos consumidores, em muitas cidades, as filas começam a se formar em frente às lojas com dias de antecedência.
"Já estamos na 20ª edição, e milhões de pessoas conhecem, já compraram na 'Liquidação Fantástica' e sabem que é uma ação com descontos reais, promovida para realizar seus sonhos com economia de verdade", afirma Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza. Os shoppings também estão com lojas em promoção para queimar estoques do final do ano passado. No Central Plaza Shopping, em São Paulo, por exemplo, players como Renner, C&A, Collins, Hering, CNS, Barred's estão com descontos que variam de 10% a 70%.
Veículo: DCI