Pif Paf processa hoje mais de 300 produtos que vão da pizza pronta congelada a cortes de aves e suínos
A diversificação da linha de produtos e os constantes investimentos em modernização e ampliação da capacidade produtiva contribuíram para que o faturamento da Rio Branco Alimentos S/A, proprietária das marcas Pif-Paf e Sucos Tial, encerrasse 2012 com incremento de 30% e receita bruta de R$ 1,26 bilhão. O resultado superou as expectativas iniciais dos representantes da empresa, que estimavam crescimento em torno de 20%.
De acordo com o diretor superintendente da empresa, Luiz Carlos Mendes Costa, as expectativas em relação a este ano são positivas, e a estimativa é que o faturamento da empresa continue crescendo em patamar equivalente ao registrado em 2012.
"Vamos dar continuidade aos investimentos em melhoria das estruturas físicas, ampliação da capacidade de produção, capacitação da mão de obra e lançamento de novos produtos, que deverão chegar ao mercado logo após a Páscoa. Esses aportes serão essenciais para que a empresa continue apresentando crescimento expressivo. Em 2012, o reajuste dos preços, ocorridos devido ao aumento dos custos de produção, também contribuiu para a expansão do faturamento", diz.
Segundo informações da empresa, o desempenho expressivo registrado em 2012 foi promovido, principalmente, pela estratégia da companhia em orientar a atuação no mercado para os segmentos de produtos práticos e que proporcionam agilidade para os consumidores, como a ampliação das linhas de alimentos prontos e semiprontos.
De acordo com Mendes Costa, esses itens têm o propósito de atender às mudanças dos hábitos de consumo alimentares da sociedade brasileira, em especial da classe média.
"Além do valor agregado, o que traz maior retorno para a empresa, esses produtos estão com a demanda crescente por proporcionarem ao consumidor final maior facilidade e agilidade no preparo das refeições. A palavra chave do mundo moderno é praticidade e o Brasil não está imune a esse desafio", observa.
Demanda - Para atender a demanda do mercado, a Pif Paf Alimentos investiu no aumento da capacidade operacional instalada, em logística e na ampliação e diversificação da oferta de produtos práticos disponibilizados para o consumidor final.
Atualmente são mais de 300 produtos que vão da pizza pronta congelada, bacalhau e frango desfiados e cozidos, presuntos e apresuntados, cortes de aves e suínos temperados, até pães de queijo, produtos que são destinados aos mercados interno e externo.
Em 2012, entrou em operação o frigorífico de Palmeiras de Goiás, que dobrou o abate de aves da empresa. O investimento foi de R$ 260 milhões na construção da nova planta que faz parte do complexo agroindustrial de Goiás, composto também por uma fábrica de ração, um matrizeiro e incubatório, localizados no município de Paraúna.
Outro ponto que contribuiu para que a meta de crescimento no mercado fosse atingida foi o investimento de R$ 6,5 milhões na unidade de Palmeiras de Goiás, onde são fabricados 2,4 milhões de toneladas de salsichas por mês. A produção abastece os mercados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Bahia.
A empresa também ampliou capacidade de produção de presuntos e apresuntados na unidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba. Ao todo foram investidos R$ 15 milhões na modernização da linha produtiva, na construção de uma área de 3 mil metros quadrados para instalação dos novos equipamentos e na compra de uma nova câmara de estocagem com capacidade de 800 toneladas.
Sucos - De acordo a empresa, também foram feitos investimentos na linha de sucos. Ao todos foram destinados R$ 5 milhões para a ampliação da capacidade produtiva, modernização de embalagem e aumento da capacidade de armazenagem. A empresa investiu também na revitalização da marca e da identidade visual das embalagens dos Sucos Tial.
Para garantir o aumento da participação dos produtos Pif Paf e Sucos Tial no mercado brasileiro a Rio Branco Alimentos também investiu, nos últimos dois anos, cerca de R$ 20 milhões na sua área de logística e na frota. Em 2012 a empresa adquiriu 65 caminhões. Com as últimas aquisições, a frota de transferência e distribuição que presta serviços para a Pif Paf já ultrapassa de 400 veículos.
"Estamos nos capacitando para entrarmos fortes no mercado de São Paulo e nos demais estados do Sul do país, além de consolidar nossa participação em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro", diz Mendes Costa.
Veículo: Diário do Comércio - MG