O mercado brasileiro de doces e chicletes saiu da casa dos R$ 8 bilhões, em 2007, e atingiu cerca de R$10,8 bilhões noano passado, segundo levantamento da Mintel, consultoria especializada emtendências de consumo. A expectativa para os próximos anos é de um crescimento médio de 5% a 6%e que chegue à marca dos R$ 14 bilhões em2017.
A alta, entretanto, não é acompanhada pelo volume de vendas, que praticamente se manteve estável nos últimos anos. Entre os fatores para a valorização dos produtos está o aumento do custo de produção,commãode obra mais cara e elevação dos insumos, etambémpela sofisticação dos produtos, principalmente pela entrada de itens importados. Entre 2007 e 2011, o volume de importação de balas e chicletes triplicou no país saltando de R$ 10 milhões para R$ 30milhões. “Essa concorrência estrangeira fez a indústria brasileira se esforçar para qualificar seus produtos”, avalia Jean Manuel Gonçalves da Silva, analista de alimentos sênior da Mintel
Veículo: Brasil Econômico