As vendas da Nestlé, maior fabricante de alimentos do mundo, recuaram 0,5% no Brasil em 2012, enquanto a receita global da companhia cresceu 10,2% no ano. Segundo o balanço divulgado ontem, as vendas no Brasil - terceiro maior mercado para a Nestlé, atrás de Estados Unidos e França - passaram de 5,375 bilhões de francos suíços em 2011 (US$ 6 bilhões) para 5,348 bilhões de francos suíços no ano passado.
A variação cambial impactou o resultado de maneira negativa em 9,4%. Deduzido o impacto decorrente da variação cambial, o resultado ficaria em torno de 5,9 bilhões de francos suíços, de acordo com dados elaborados pelo Valor Data. Quando convertido para reais, a conta inverte: passa de R$ 10,1 bilhões em 2011 para R$ 11,1 bilhões em 2012. A Nestlé informou em comunicado que, no Brasil, a maior parte das categorias cresceu "dois dígitos".
As vendas globais da Nestlé passaram de 83,642 bilhões de francos suíços em 2011 para 92,186 bilhões de francos suíços no ano passado - aumento de 5,9% em termos orgânicos (descontados efeitos cambiais e de aquisições) em relação a igual período anterior.
O crescimento foi puxado pela região da Grande China, onde as vendas da companhia mais que dobraram, de 2,5 bilhões de francos suíços para 5,1 bilhões de francos suíços.
Considerando os dez maiores mercados da Nestlé, apenas Brasil, Alemanha e Itália registraram vendas menores em 2012 do que em 2011. Os mercados principais e a Suíça, onde fica a matriz da Nestlé, responderam por 62% das vendas da companhia no ano passado.
Do total vendido no ano passado, 25% foram provenientes dos Estados Unidos.
O lucro líquido da fabricante de alimentos cresceu 11,6% em 2012, para 10,6 bilhões de francos suíços. A multinacional suíça projeta crescimento orgânico de vendas entre 5% e 6% em 2013, ante 2012.
Veículo: Valor Econômico