Uma iniciativa da Agência Enken - empresa especializada em marketing integrado e varejo eletrônico (e-commerce) - pretende adiantar o Valentine's Day, o dia de São Valentim, que é o 'dia dos namorados' americano, no Brasil. Nos EUA a data celebrada hoje movimenta significativamente a economia, e o consumidor brasileiro pode aderir a ela, pois diversas empresas do setor terão artigos em liquidação hoje. A expectativa é de que as empresas participantes consigam um acréscimo de 20% no volume de transações no período, que para muitos varejistas é apenas um dia convencional.
A proposta da Enken é gerar uma grande onda de promoções e liquidações no comércio eletrônico brasileiro e reforçar, assim, um período em que normalmente há uma queda natural das vendas. A data foi batizada de "Valentine's Day Brasil" e será válida em todo o território nacional. A ação contará com um site onde serão apresentadas as promoções. "Para este que é o primeiro ano da ação, estamos trabalhando com os principais do e-commerce brasileiro e cada um apresentará ótimas ofertas para o público", conta David Reck, organizador e diretor da Agência Enken.
Além do portal, há uma fan page no Facebook sobre o Valentine's Day Brasil, que vai reunir todas as ofertas também. Inspirada em ações como a Black Friday, o objetivo da iniciativa é criar uma estratégia para alavancar vendas em um período importante. A expectativa é de que haja um acréscimo de 20% no volume de transações em comparação com a mesma data no ano passado. "Agora o varejo inicia a famosa troca de coleções para as novas estações e tendências da moda, e com o Valentine's Day Brasil os consumidores terão a oportunidade de adquirir essas novidades e lembrancinhas a preços ainda mais atrativos. A visibilidade para o setor de e-commerce como um todo também ajudará o comércio nacional", explica Reck.
Pesquisa
Para salientar o potencial comercial da data, pesquisa realizada na National Retail Federation (NRF), apontou que, no ano passado, os homens norte-americanos gastaram o dobro do que as mulheres no Valentine's Day. O tíquete médio foi de R$ 158 e não foram somente os casais que trocaram presentes. Além dos apaixonados, amigos foram presenteados, pets, professores e até mesmo colegas de trabalho.
Os itens mais comprados foram joias, flores, roupas, cartões de presente, doces e cartões. Segundo avaliação da Ipsos, os brasileiros consomem de maneira muito semelhante aos americanos. Aqui, o tíquete médio é de aproximadamente R$ 128. Os itens mais comprados são roupas e acessórios, celulares e smartphones, joias e eletrônicos.
Veículo: DCI