Fabricante dos produtos Vanish e Veja venderá Naldencon e Luftal no Brasil

Leia em 2min 40s

Operação entre a americana Bristol-Myers Squibb e a britânica Reckitt Benckiser envolve US$ 482 milhões


A Reckitt Benckiser, fabricante britânica de produtos como Vanish, Bom Ar e SBP, assinou um contrato de colaboração para comercializar, na América Latina, medicamentos da farmacêutica Bristol-Myers Squibb.

A parceria com a fabricante americana inclui a venda para o Brasil do antigripal Naldecon, do antigases Luftal e da pomada para assaduras Dermodex. Já no México a venda será dos medicamentos Tempra, Picot e Graneodin- B. Segundo as empresas, o acordo de US$ 482 milhões tem o prazo de três anos, em que ao final do período, a Reckitt terá o direito de compra das marcas. O valor da operação ficou abaixo do esperado pelo mercado, que acreditava que o acordo pudesse ser de até US$ 750 milhões.

A parceria feita com a Reckitt vai ajudar a Bristol a abastecer novamente o mercado brasileiro, após o fechamento da fábrica brasileira em2010. Desde então a produção é feita no México. Na visão da professora Elaine Manzano, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, tudo que envolve importação se torna mais complexo. “A Anvisa impõem regras de distribuição e a Reckitt terá que se enquadrar para poder distribuir os medicamentos no país”, explica a especialista.

Segundo uma fonte ligada a Bristol, essa movimentação faz parte da estratégia da companhia de focar nos produtos biológicos como os retrovirais. “Os medicamentos de vendas livre não têm mais espaço para a companhia. Eles escolheram um nicho de mercado para o futuro e já se desfizeram de várias plantas. É provável que no futuro, a unidade do México também seja desfeita e a empresa sai desse mercado.”

No Brasil, a empresa enfrentou problemas logísticos que resultaram na falta do medicamento Naldecon, abrindo assim espaço para outros antigripais. Por meio de nota, a Reckitt informou que a colaboração vai entrar em vigor após aprovações regulatórias, que devem ocorrer até o segundo trimestre do ano. De acordo com Rakesh Kapoor, presidente da Reckitt o acordo “é um passo importante na construção de nossa presença no mercado de saúde dos mercados emergentes”. Além disso, o executivo ressaltou que as marcas têm margens fortes e com potencial de crescimento.

Já a Bristol explicou que “tem trabalhado para concentrar seus negócios em todo o mundo, principalmente, em áreas de alta necessidade médica”. A fabricante americana ressalta que o acordo não envolve nenhuma transferência de instalações para a Reckitt.

Emergentes em alta

Atenta as economias emergentes, a britânica Reckitt está disposta a focar neste mercado. A companhia espera que até 2015, 50% de sua receita venha desse mercado. E para atingir esse resultado, a companhia está disposta a realizar aquisições neste ano, para atingir um crescimento de 5% a 6% em sua receita. De acordo com dados divulgados pela empresa, em 2012, o lucro líquido somou R$ 5,6 bilhões (1,938 bilhão de libras esterlinas), uma alta de 5% se comparado ao ano anterior. No mesmo sentido, a receita líquida avançou 4%, a R$ 29,3 bilhões (9,567 bilhões de libras esterlinas.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Preços caem e vendas de aparelhos de Blu-ray crescem 57% no Brasil

Aparelho pega carona na popularização das TVs de alta definição e ganha espaço nas es...

Veja mais
Chocolate próprio

Com o fim do Carnaval, os ovos de Páscoa chegam às lojas. As grandes varejistas devem investir nos produto...

Veja mais
Importação de gasolina foi 73% maior em 2012

Despesa com a compra de 3,8 bilhões de litros do combustível no exterior cresceu 82% e alcançou US$...

Veja mais
Feriado prolongado afeta vendas em Belo Horizonte

Com o fechamento do comércio de Belo Horizonte durante os dias de Carnaval (sábado, segunda e terça...

Veja mais
Produção de refrigeradores em Extrema segue em expansão

O aumento das vendas de refrigeradores no mercado brasileiro contribuiu para o crescimento da produção na ...

Veja mais
Campanha de Vanish apresenta inovação no setor de tira-manchas

Em Fevereiro a marca Vanish, inicia a veiculação de nova campanha de TV. O filme, produzido pela Cia de Ci...

Veja mais
UA e UE abrem negociações para acordo comercial bilateral até o fim de 2014

Acordo vai englobar metade da produção econômica do mundo e um terço das transaç&otild...

Veja mais
Comerciantes esperam crescimento de 10% na venda de ovos de Páscoa

    Veículo: O Liberal - PA...

Veja mais
Preço da farinha dobrou no último ano

    Veículo: O Liberal - PA...

Veja mais