Dona das marcas Brastemp e Consul, a subsidiária brasileira da fabricante norte-americana de eletrodomésticos Whirlpool registrou lucro líquido de R$ 606,2 milhões em 2012, num avanço de 64,4% sobre os R$ 368,6 milhões do exercício fiscal anterior. A receita líquida de vendas totalizou R$ 8,4 bilhões, representando crescimento de 13,30% sobre 2011 (R$ 7,4 bilhões).
A redução do Imposto sobre produtos industrializados (IPI) para fogões, geladeiras e máquinas de lavar é citada pela empresa como a principal causa do crescimento expressivo do segmento de linha branca no ano. "O consumo das famílias continuou aquecido e foi motor do crescimento em 2012. Suportando o consumo, tivemos o desemprego em baixa histórica, a renda real crescendo 3,4% e a expansão do crédito à pessoa física de 8,1%", afirmou a fabricante, em relatório anual.
A empresa lançou no mercado nacional mais de 140 eletrodomésticos das marcas Brastemp e Consul, destacando a linha de lavadoras Brastemp Ative, o refrigerador Brastemp Inverse Maxi, a linha Brastemp You, o condicionador de ar split Consul Inverter, o Brastemp Laundry Center e a Linha de embutir Consul Facilite.
Para 2013, a Whirlpool vê uma conjuntura econômica incerta. "Apesar de os cenários mais pessimistas preverem a ruptura da zona do euro e uma recessão mundial, a probabilidade de isto acontecer é baixa. As expectativas são de retomada do crescimento calcado nos bons fundamentos da economia brasileira", informou no documento.
A companhia trabalha com cenário de alta de 3,2% do Produto interno bruto (PIB) em 2013, com recuperação da indústria e dos investimentos, expansão moderada do crédito e inflação estável.
Veículo: DCI