A Raia Drogasil manteve a liderança do setor farmacêutico no Brasil em 2012, tanto em faturamento quanto em número de lojas, conforme levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) divulgado nesta segunda-feira.
A companhia, resultado da união das redes Raia e Drogasil, foi seguida, em vendas e lojas, pela Drogaria São Paulo/Pacheco. Ambos os grupos anunciaram suas respectivas fusões em 2011. Além da associação com a Pacheco, a Drogaria São Paulo naquele ano também adquiriu a rede Drogão.
A cearense Pague Menos, que recentemente suspendeu sua intenção de realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações, ficou em terceiro lugar em termos de faturamento e em quarto, quando se trata dos pontos de venda.
Já a Brazil Pharma, holding de farmácias do Grupo BTG Pactual, obteve a quarta posição em vendas e terceira em lojas no ano passado.
A Onofre, recém-adquirida pela norte-americana CVS Caremark, manteve-se, em 2012, na oitava posição em vendas e 18a em número de pontos de venda.
Veículo: Diário do Comércio - SP