A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que há três anos já vem operando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em municípios da bacia do Xingu, pretende ampliar suas ações e estabelecer novas parcerias com as comunidades do entorno da hidrelétrica de Belo Monte, com foco direcionado para as atividades tipicamente agrárias.
Este foi um dos temas centrais do encontro mantido na sede da companhia estatal em Belém pelo seu superintendente, Moacir Rocha, e o prefeito de Anapu, João Batista Pereira da Silva (PSDB).
Durante a reunião, foi realçada a importância da parceria estabelecida entre a Conab, vinculada ao Ministério da Agricultura, e o município de Anapu, de que resultem ações como a renovação de contrato do armazém cedido para a prefeitura e a realização de oficinas de apoio às atividades da agricultura familiar.
O prefeito João Batista manifestou ainda interesse na possibilidade de o município vir a ser beneficiado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na ordem de R$ 50 mil por associação de produtores.
A ideia, conforme frisou, é empregar o dinheiro no beneficiamento do licor de cacau e no fabrico de farinha de banana, como forma de agregar valor aos produtos locais e aumentar a renda dos pequenos agricultores.
Moacir Rocha informou que, atualmente, a Conab atende em Anapu a Associação Eco Ecologia de Frutas da Amazônia (Asseefa), que tem para este ano proposta de investimento de cerca de R$ 122 mil.
A meta, revelada pelos dirigentes da Asseefa à superintendência da Conab, é alcançar em 2013 a produção de 24 toneladas de polpa de frutas, com destaque para cacau e cupuaçu, mas incluindo também outras espécies frutícolas da região.
Veículo: Diário do Pará