O setor supermercadista mineiro voltou a ter expansão no faturamento de julho, na comparação com junho, quando houve queda de 7,51%. A expansão é de 4,78%, já descontada a inflação calculada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Os dados fazem parte do Termômetro de Vendas da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), divulgado nesta quarta.
Também houve crescimento de 4,38% na comparação de julho de 2008 com o mesmo mês de 2007. No acumulado dos sete meses de 2008, o setor registra crescimento de 6,26%.
Entre os produtos que tiveram aumento no consumo estão a carne de frango e de peixe. Entretanto, o aumento do faturamento não é justificado pelo aumento das compras, mas sim pela queda significativa ocorrida em junho.
Outros dois fatores justificam o bom resultado de julho para os supermercadistas pesquisados pela Amis. Um deles é o fato de julho ter um dia a mais que junho, além das promoções realizadas para tentar recuper as vendas. Em algumas regiões do Estado, especialmente aquelas que recebem turistas, como é o caso do Circuito do Ouro (Ouro Preto, Tiradentes, entre outras), as férias do mês de julho também colaboraram com o crescimento nas vendas.
Para agosto, a expectativa é de estabilidade em relação a julho, ou ligeiro crescimento.
De acordo com a Amis, apesar de vários especialistas anunciarem uma queda gradual nos preços dos alimentos, muitos produtos não voltarão ao patamar de preços de antes da alta, como é o caso da carne bovina. O aumento do produto também foi reflexo de uma recuperação do preço. Assim, o quilo de picanha continua mais caro, até porque o prazo para que ela chegue às prateleiras é maior e dificulta a recuperação do preço, ao contrário do feijão, que tem de três a quatro safras por ano e já apresenta queda.
Veículo: O Estado de Minas