Negócio envolve licenciamento cruzado de tecnologias e inclui a nova soja transgênica RR2
A Monsanto e a Bayer CropScience anunciaram ontem vários acordos sobre licenciamento cruzado de tecnologias, incluindo um relacionado à nova soja transgênica Intacta RR2. A Bayer vai receber a licença da Intacta no Brasil mediante pagamento de royalties para a tecnologia. Essa variedade de soja desenvolvida especialmente para o Brasil, que ainda não foi lançada no mercado, protege as lavouras contra o ataque de insetos e também é resistente ao herbicida glifosato, o que permite o ataque a ervas daninhas nas plantações.
A Monsanto aguarda a aprovação da Intacta pela China, maior importador global da soja, para lançar comercialmente a variedade, que já foi aprovada em diversos mercados, incluindo o Brasil.
Em entrevista à Reuters, o presidente da Monsanto no Brasil disse recentemente que a empresa de sementes e biotecnologia espera lançar comercialmente sua nova soja transgênica para plantio na próxima safra.
No caso da tecnologia Intacta, a Bayer também terá uma opção para uma licença mediante pagamento de royalties em outros países latino-americanos no futuro.
Outros negócios
A Monsanto fornecerá à Bayer uma licença mediante pagamento de royalties para as tecnologias Genuity Roundup Ready 2 Yield e Genuity Roundup Ready 2 para soja nos Estados Unidos e Canadá. A Bayer CropScience também receberá uma licença mediante pagamento de royalties para a tecnologia Intacta RR2 PRO.
Além disso, segundo um comunicado, a Bayer também recebeu direitos de combinar outras tecnologias sob condições específicas.
Sob os termos dos acordos, a Bayer concederá à Monsanto licenças para avaliação de tecnologias de viabilização para o controle de pragas de raiz do milho e tolerância a herbicidas como opção para o futuro trabalho de desenvolvimento da linha de produtos da Monsanto.
Veículo: Brasil Econômico