O atraso de 30 a 40 dias nos embarques das commodities agrícolas nos portos brasileiros levou o governo a criar grupo de trabalho interministerial para buscar soluções de curto prazo. O grupo deverá propor ações para orientar a iniciativa pública e privada nos investimentos direcionados às alternativas de escoamento que propiciem melhorias no desempenho do transporte de grãos. Caberá ao grupo "identificar, relacionar e viabilizar" as potenciais fontes de recursos para o desenvolvimento das ações.
A portaria sobre a criação do grupo de trabalho, assinada pelos ministros da Agricultura, Antônio Andrade, dos Transportes, César Augusto Rabello Borges, e da Secretaria Especial de Portos, José Leônidas de Menezes Cristino, foi publicada na edição desta quinta, dia 25, do Diário Oficial da União.
O grupo será composto por representantes da Secretaria de Portos (SEP); dos ministérios da Agricultura e dos Transportes; e das agências nacionais de Transportes Terrestres (ANTT) e de Transportes Aquaviários (Antaq).
Veículo: DCI