É com o manejo correto do solo que uma cultivar rende todo o seu potencial
Protagonista na produção agrícola, a semente necessita de aliados para fazer germinar o potencial genético e biotecnológico nas lavouras. O conjunto de fatores envolve técnicas que começam antes mesmo da semeadura, com preparação do solo e rotação de culturas, e se estendem com cuidados até o fim do ciclo, de adubação correta à proteção da planta.
É só com essa soma de estratégias que algumas propriedades chegam a alcançar, na soja, a produtividade de mais de 60 sacas por hectare – a média, há 15 anos, era de 40 sacas
– A semente é o maior responsável pela rendimento das lavouras, mas é preciso propiciar as melhores condições de germinação – destaca Narciso Barison Neto, presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem).
Cada cultivar tem uma época de plantio recomendada, e isso é uma das premissas a ser respeitada.
– Há variações nas mesmas regiões. É importante fazer o cultivo dentro do zoneamento indicado – diz Gaspar Santana, gestor da unidade de sementes e produção animal da Cooplantio.
Todos os procedimentos, antes, durante ou depois do plantio, devem passar pelo planejamento das lavouras.
– A semente é o componente do rendimento. Mas o resultado está nas decisões do produtor. Não há mais espaço para amadorismo no campo – aponta engenheiro agrônomo da Emater Alencar Rugeri.
Veículo: Zero Hora - RS