Vendas no comércio varejista caem 0,1% em março, diz IBGE

Leia em 2min 30s

As vendas do comércio varejista caíram 0,1% no mês de março sobre fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 15, em sua Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Na comparação com março de 2012, as vendas do varejo tiveram alta de 4,5% em março deste ano e ficaram dentro das estimativas. Nessa comparação, as projeções variavam de expansão de 2,20% a 7,50%, sem ajuste sazonal. A mediana, por sua vez, era de alta de 4,20%. Até março, as vendas do varejo restrito registram alta de 3,8% no ano e de 7,2% nos últimos 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,2% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal.

O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas, que esperavam desde uma queda de 1,70% a um crescimento de 2,10%, e acima da mediana negativa de 0,25%.

Na comparação com março de 2012, as vendas do varejo ampliado apresentaram alta de 3,0% em março de 2013.

Nessa comparação, as projeções variavam de declínio de 1,20% a uma expansão de 6,20%, com mediana positiva de 2,30%. No ano, as vendas do comércio varejista ampliado acumularam uma alta de 3,8%, e, em 12 meses, aumento de 7,2%.

Revisão


O IBGE revisou a taxa do volume de vendas do varejo em fevereiro sobre janeiro de 2013, de -0,4% para -0,5%. Também foi revisada a taxa de fevereiro de 2013 ante fevereiro de 2012, que passou de -0,2% para -0,3%. As vendas do segmento de hipermercados e supermercados, produtos alimentícios e bebidas caíram 2,1% em março ante fevereiro, pior resultado desde fevereiro de 2008 (-2,2%). No mês anterior, considerando a mesma base de comparação, o segmento já havia caído 1,4%, enquanto em janeiro apresentou alta de 1,6%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com março de 2012, o segmento avançou 4,0%, o que continua sendo a principal contribuição à taxa global do varejo, segundo o IBGE. "Neste início de ano, os preços da atividade têm tido um comportamento de alta muito acima da média. No entanto, o desempenho da atividade foi beneficiado pela comemoração da Páscoa em março, uma vez que em 2012 o feriado foi celebrado em abril", disse o Instituto. No acumulado do ano, a taxa de janeiro a março foi de 1,8% e nos últimos 12 meses, de 6,1%.

Veículos


As vendas de veículos, motos, partes e peças tiveram cresceram 1,9% em março ante fevereiro. Foi primeiro resultado positivo em 2013. O IBGE revisou nesta quarta-feira, 15, as quedas na atividade de fevereiro ante janeiro, de -1,7% para -1,6%; de janeiro ante dezembro de 2012, de -1,2% para -1,1%; e a alta de dezembro de 2012 ante novembro de 2012, de 3,4% para 3,5%. Em relação a março de 2012 houve alta de 1,2% nas vendas de veículos, que acumulam variação positiva de 4% no primeiro trimestre e de 8% nos últimos 12 meses.



Veículo: DCI


Veja também

China deve importar quantia recorde de soja

A China, maior comprador de soja do mundo, tem previsão de importar um recorde de 66 milhões de toneladas ...

Veja mais
Alta no preço dos alimentos ajudou a reduzir negócios

O aumento dos preços dos alimentos nos supermercados foi apontado pelo presidente da Confederação N...

Veja mais
Estado importa 42% a mais no quadrimestre

O resultado gerou déficit de US$ 110,41 milhões no saldo da balança comercial do Estado no per&iacu...

Veja mais
Consumidor deve estar atento à ´maquiagem´

Dica de especialista é ficar atento a todos os detalhes dos produtos comprados como peso e embalagensAs úl...

Veja mais
Vendas subiram em 6 de 10 atividades do varejo em março

Na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de março do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (I...

Veja mais
Dilma promulga acordo de Brasil e EUA na área tributária

A presidente Dilma Rousseff e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assinaram decreto que ...

Veja mais
Pernambuco na disputa pela P&G

A maior multinacional de consumo do mundo, a Procter&Gamble (P&G), quer ampliar sua participação n...

Veja mais
Protetores solares podem passar a ser oferecidos em farmácias populares

Protetores solares poderão passar a ser oferecidos à população pelo Programa Farmácia...

Veja mais
Preço do açaí sofre queda em Belém, no mês de abril

Pesquisa mostra que houve recuo depois de 5 meses de altas sucessivas Começou a queda no preço do litro de...

Veja mais