Após descoberta de transgênico, Ásia revê compra de trigo dos EUA

Leia em 2min

Importadores asiáticos de trigo norte-americano estão adiando os pedidos depois que os Estados Unidos anunciaram que estão investigando a descoberta de trigo geneticamente modificado, não aprovado por órgão regulatórios, em uma propriedade de Oregon.

Na sexta-feira, moinhos sul-coreanos suspenderam licitações para importar o cereal norte-americano. A Associação de Moinhos de Taiwan também anunciou que está reavaliando seus planos de compra dos EUA e que poderá buscar uma garantia de fornecedores de que apenas grãos não transgênicos sejam enviados ao país. Já o presidente da Associação de Moinhos da Indonésia afirmou que os moinhos continuarão comprando trigo norte-americano, a menos que haja objeção por parte de fabricantes ou de outros consumidores.

Na quarta-feira passada, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) informou que está investigando a descoberta, em uma lavoura de Oregon, de uma estirpe de trigo resistente a herbicida. A semente foi desenvolvida pela Monsanto e não era testada em campo desde 2005, quando os produtores e compradores se opuseram ao plano da empresa de buscar aprovação de reguladores para vender a semente. Funcionários do USDA informaram que um produtor encontrou o trigo transgênico ao limpar campos em abril, depois que o herbicida utilizado por ele não conseguiu destruir algumas plantas. O cultivo para fins comerciais de trigo geneticamente modificado não é permitido nos EUA, maior exportador mundial do cereal.

Nesta última quinta-feira, o Japão já havia reagido à notícia, suspendendo importações de trigo branco dos Estados Unidos do tipo Western White.

Os países asiáticos respondem por cerca de 25% do comércio global anual de trigo, de 145 milhões de toneladas.

Com isso, grãos produzidos na região do Mar Negro, da Austrália e do Canadá devem ganhar espaço sobre o trigo norte-americano, a menos que as autoridades dos EUA consigam provar conclusivamente que a descoberta em Oregon foi um caso isolado, o que vai levar tempo, disseram vários analistas e traders.

"As autoridades estão trabalhando duro para obter um kit de teste rápido e de confiança para liberar embarques ao exterior", disse o economista agrícola sênior da Universidade do Kansas, Jay O'Neil.

Em licitação realizada pelo governo japonês na sexta-feira, importadores compraram trigo francês, australiano e canadense, mas não houve pedido de trigo dos EUA. "Queremos confirmar a segurança do Western White antes de retomar as importações", disse Toru Hisazome, diretor do departamento de importações de trigo do ministério da Agricultura do Japão.



Veículo: DCI


Veja também

Nestlé investe 220 mi de euros em fábrica na Alemanha

A Nestlé lançou na sexta-feira a pedra fundamental das obras da fábrica da Nescafé Dolce Gus...

Veja mais
12 de junho aquece on-line

O Dia dos Namorados representa aumento de 25% na procura por produtos do gênero no ShopBot, site de comparaç...

Veja mais
Gastos com cigarros superam os de arroz e feijão, segundo FGV

Os gastos da população com cigarros têm se mantido nos últimos anos e o peso dessas despesas ...

Veja mais
Finlandeses elegem Brasil como principal local para investimento

Empresas finlandesas pretendem investir no Brasil, pois o país possuí indústrias que querem ser l&i...

Veja mais
Medicamentos sem fabricante nacional têm corte de imposto

Sete medicamentos utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), e sem concorrentes fabricados no Brasil, tiv...

Veja mais
Produtos de beleza podem pesar no orçamento

Mercado cresce, mas impacto sobre finanças pessoais deve ser lembradoO brasileiro já está entre os ...

Veja mais
Eletrônicos podem ser trocados por mudas

Projeto conscientiza as pessoas sobre o destino correto dos equipamentos e deixa a Cidade mais verdeA tecnologia tem pro...

Veja mais
Festas juninas vão movimentar mais de R$ 3 milhões na Grande BH

Volume dos eventos será entre este mês e o próximo. Arraiás triplicaram nos últimos ci...

Veja mais
Preço do mamão dispara e do tomate cai em sacolões da Grande BH

Pesquisa de preço dos legumes, verduras e frutas nos principais sacolões de Belo Horizonte e da Regi&atild...

Veja mais