A menos de duas semanas do início do inverno, saída de aquecedores dispara nas lojas do Estado
O inverno ainda não chegou, mas o reflexo da estação já surte efeito pelo comércio no Estado. Mesmo com dias ensolarados, as vendas de aquecedores e fogões a lenha dispararam no varejo catarinense, superando em até 57% o volume do mesmo período de 2012.
Segundo Gilson Bogo, diretor comercial da Berlanda, líder do segmento em SC, a previsão de um inverno rigoroso aumentou, apenas neste trimestre, em 25% as vendas de aquecedores nas lojas da rede.
O executivo afirma também que o grupo identificou um incremento de 57% na comercialização deste produto no comparativo com 2012 e de 85% somente no mês de maio. Na avaliação de Bogo, a preferência pelos aquecedores se dá pelo preço e comodidade do produto.
– Hoje, mesmo quem tem split compra aquecedor. Ele pode ser levado para todo canto e é mais barato – analisa.
Procura no Litoral ainda é tímida
A venda dos fogões a lenha, apesar do preço mais elevado, aparece em segundo lugar na lista de preferências dos catarinenses, com crescimento de 30% em relação a 2012. E o split segue em terceiro, com aumento de 15% na comparação com o ano passado.
Com a queda da temperatura e o aumento dos dias chuvosos, outro item muito procurado pelos catarinenses é a secadora de roupas, com vendas superiores a 20% em relação a 2012, de acordo com Bogo.
Assim como o executivo da Berlanda, Antônio Koerich, diretor-presidente da Koerich, comemora as vendas de produtos típicos da estação. No entanto, ele destaca que a preferência dos consumidores nas lojas da rede localizadas na região litorânea se dá pelos itens contra o calor.
Veículo: Diário Catarinense