Comércio aposta no amor contra crise

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PRESENTES
Dia dos Namorados já é a terceira data que mais atrai clientes às lojas

O Dia dos Namorados costuma ser uma data de incremento nas vendas dos lojistas, mas o atual cenário econômico gera incertezas no centro comercial de Belém, sobretudo depois que o Dia das Mães deste ano, a segunda principal data do comércio, não cumpriu as expectativas. “O juro continua alto. É a política econômica do país, tem que falar com a Dilma e com o Mantega”, recomenda o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém, Jorge Colares. Mesmo assim, o setor mantém o otimismo para junho. “Nós temos um período, agora, tradicionalmente bom. Há o Dia dos Namorados, depois há São João e São Pedro, que também incrementam as vendas”, afirmou. Segundo ele, o possível aumento não significará contratação de mão de obra e a data será marcada por presentes mais populares.

No centro comercial de Belém, são poucas as lojas decoradas para atrair a atenção dos clientes. A cerca de uma semana e meia do Dia dos Namorados, nem mesmo as grandes lojas de departamentos investiram no visual para atrair clientes. Vendedora de celulares em uma grande loja de departamentos, Ravena Perez diz que, se o Dia dos Namorados for igual ao Dia das Mães, será decepcionante. “Foi bem fraco; com relação aos outros anos a venda foi 30% menor”, disse. Segundo ela, as pessoas irão segurar mais os gastos. Já o gerente de uma loja de departamento de uma rede nacional informou que as lojas se preparam com uma antecedência de 15 a 20 dias. Em sua loja, a expectativa é vender principalmente calças jeans, cuecas, meias e lingerie e a estimativa é de crescimento de 5% a 8%.

Em algumas lojas, o chamariz são as promoções. Vendedora de uma loja de confecções, Leliane Pontes aguarda a movimentação maior de clientes a partir do final de semana. “A gente espera um movimento resultado tanto dos namorados, quanto da festa junina e das férias”, disse. Ela considera o mês de junho um dos melhores do ano, perdendo somente para dezembro. Segundo Leiliane, os presentes mais requisitados são lingerie para mulheres, bermudas e camisas para os homens. “Os namorados sempre vêm pedir a nossa ajuda para acertar no tamanho”.

SHOPPINGS
Ao contrário das lojas do centro comercial, os shoppings de Belém já esperam que o movimento aumente com o passar dos dias e proximidade da data. No shopping localizado na entrada de Belém, a expectativa é de que as vendas aumentem 12% em relação a 2012. “A expectativa é muito boa, primeiro pela natureza da data. Cada presente tem uma reciprocidade entre os namorados”, destaca o gerente geral do shopping, Arnaldo Mota, que avalia qualquer incremento como positivo no atual momento. A data apresenta como característica a diversidade nas possibilidades de presentes. “São mais coisas estritamente pessoais. Os namorados geralmente são mais jovens e isso abre um leque enorme”, afirmou. Dentre os itens mais buscados estão óculos de sol, celulares, roupas, calçados e produtos de beleza. Para atrair os clientes, o shopping fará um show com o cantor Eloy Iglesias às 19 horas, do dia 12, e estenderá o horário de funcionamento no próximo final de semana até 23 horas.

Em outro shopping, no centro da cidade, o gerente de marketing Antonio Carlos Maziviera avalia que, apesar de ser em uma quarta-feira, a data deve levar aproximadamente 60 mil pessoas às compras, a grande maioria na véspera. “É jeito do brasileiro. Vai deixar para a última hora.

Ele vai chegar desesperado aqui para comprar alguma coisa para a namorada e esse é o melhor momento para vender”, brinca. Os namorados já são a terceira data que mais atrai clientes, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. “Mas o Dia dos Namorados já vem para ocupar o segundo lugar”, vislumbra o gerente. Para atrair os casais, a administração faz uma promoção para quem gasta a partir de R$180. As pessoas terão direito a um cupom para concorrer a dois carros no mês de julho. Ainda se estuda a extensão do horário de funcionamento do local.

As amigas Michele da Costa, 20 anos, e Mirlana Cardoso, 21, já buscavam na tarde de ontem o presente para os seus amores. Elas viam diferentes cartões da data comemorativa em uma loja decorada com todos os tipos de presentes amorosos. “Eu estou antecipando porque em cima da hora não tem mais muitas opções. Agora, tem muita coisa para escolher”, disse Michele, que não vai economizar para dar um presente de qualidade. Para Mirlana, a busca é por algo diferente. “Sempre venho ver algo fora do habitual”, relatou. Como presentes ideais, Mirlana quer uma viagem para Cancún e Michele um jantar romântico. A proprietária da loja, Ana Rosa Ferreira, diz que além dos casais a data aproxima também amigos, pais, mães e filhos que dão algum tipo de lembrança para demonstrar seu carinho. “Se tornou uma data especial que as pessoas aproveitam”, concluiu.



Veículo: O Liberal - PA


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