Canadá quer estreitar laços com o Rio Grande do Sul

Leia em 3min 30s

Embaixador canadense e comitiva buscam fortalecimento das relações bilaterais entre o país e o Rio Grande do Sul

Uma agenda extensa deve pontuar as ações da embaixada canadense no Brasil nesta semana no Estado. Entre as ações que trouxeram o embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, e comitiva à Capital, estão a apresentação do novo consulado honorário em Porto Alegre, a divulgação de feira estudantil agendada para setembro, também na cidade, e reuniões com o governador Tarso Genro e prefeitos, além de visita a universidades da região. Por trás das atividades, há o interesse em estimular negócios entre o país e o Rio Grande do Sul, que figura entre os estados priorizados pelo governo canadense nas suas relações comerciais.

“Foi feito um estudo em todo Brasil, e o Rio Grande do Sul foi eleito um dos estados prioritários de atuação, junto com São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais”, salientou o comissário comercial do governo canadense em Porto Alegre, Paulo Barnewitz Orlandi. Ele ressalta que o Canadá tem uma atitude pró-ativa em cinco estados brasileiros e que “uma coisa muito interessante é que tem havido um interesse muito forte dos canadenses para sair do eixo Rio-São Paulo”. “Temos notado que existem aqui muitas oportunidades e que seriam talvez mais fáceis de serem atingidas do que na região Rio-São Paulo, que está muito concorrida”, acrescenta.

O cônsul-geral do Consulado-Geral do Canadá, Stéphane Larue, que visita Porto Alegre pela primeira vez, refutou interesse canadense na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. “Nossa contribuição nesses eventos é muito limitada, porque isso para nós representa o curto prazo. O que nós temos dito às empresas que nos procuram é que o Brasil é um país que tem bastantes promessas não somente para os cinco próximos anos, mas, mais do que isso, 10, 15, 20 anos”, garantiu Larue. “As promessas do Brasil são bem maiores do que somente a Copa e os Jogos Olímpicos.”

A comitiva, que conta, ainda, com a presença da vice-cônsul Ramneet Sran, também do Consulado-Geral do Canadá, além do cônsul honorário, Eric Dorion, do Consulado Honorário do Canadá em Porto Alegre, deve se reunir até o fim desta semana com o governador Tarso, com o objetivo de reforçar o convite para que ele e sua comitiva visitem o Canadá afim de conhecer melhor as oportunidades de parceria com o país. A delegação da embaixada também visitará cidades da Serra Gaúcha, onde serão promovidos encontros com prefeitos da região e realizados encontros com o prefeito José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, universidades, além da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e a Câmara de Indústria e Comércios de Caxias do Sul (CIC). A primeira atividade do grupo ocorreu na manhã de ontem, durante reunião com a imprensa (sem a presença do embaixador por conta de atraso no voo entre Brasília e a Capital) e, durante a tarde, o embaixador e a comitiva se reuniram com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cleber Prodanov.

Além do fortalecimento das relações comerciais, o grupo divulga nesta semana a realização de uma feira estudantil a ser realizada em 24 de setembro, no Leopoldina Juvenil. “Nesse evento vamos ter mais de 40 escolas divulgando informações sobre educação no Canadá”, destaca Ramneet, lembrando que é a primeira vez que a feira ocorre na Capital. “Já tivemos em Recife, Brasília e São Paulo, com atendimento de cerca de 10 mil pessoas. Este ano, esperamos três mil pessoas em Porto Alegre.”

O novo Consulado Honorário do Canadá em Porto Alegre está instalado na avenida Carlos Gomes, 222 (8º andar / sala 808) e prestará amplos serviços de assistência consular, funções relativas a passaportes, cidadania canadense e informações sobre vistos, além de ouras funções que também incluem o apoio no desenvolvimento do comércio e relações econômicas do Canadá na região. “Hoje, o Brasil está crescendo muito em relação ao mercado, e as empresas têm que acompanhar. O consulado honorário em Porto Alegre vai permitir essa aproximação e estará à disposição para ajudar o cônsul-geral em São Paulo e permitir que essa aproximação seja efetiva”, sintetizou o cônsul honorário, Eric Dorion.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Laticínios gaúchos têm até final de julho para adequarem transporte

Os 55 estabelecimentos fiscalizados devem possuir plano de coleta de matéria-primaOs 55 laticínios fiscali...

Veja mais
Fruticultura é destaque

Com uma produção anual de 1,3 milhão de toneladas de alimentos, o Projeto Jaíba se constitui...

Veja mais
Negociação de grãos extras tem retração

A segunda quinzena de junho começou com um reduzido número de negócios envolvendo feijão. No...

Veja mais
Projeto beneficia mais de 500 produtores

Treinamento é promovido pelo programa Sistema Mineiro de Qualidade do Leite no Norte de Minas .Quinhentos e cinqu...

Veja mais
Eletroeletrônicos atraem os novos e-consumidores

Pesquisa detalha aspectos da primeira compra em lojas virtuais; 97% dos entrevistados irão voltar a comprar on-li...

Veja mais
Pressão de produtos industrializados

Nesse mar de incertezas, há quem veja alguma chance de estabilidade. O professor da Trevisan Escola de Negó...

Veja mais
Alimentos em queda ajudam a aliviar a inflação

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) teve nova redução no ritmo de alta com va...

Veja mais
Sorvete Itália na Cidade do Rock

A marca carioca Sorvete Itália terá quatro estandes na edição de setembro do Rock in Rio, co...

Veja mais
Grupo japonês Epoch abre filial no Brasil

A Epoch, grupo japonês de brinquedos, abre filial no Brasil e passa a fazer a comercialização direta...

Veja mais