Pesquisa do Diario de Pernambuco em parceria com Ipespe completa dez anos de existência
Há dez anos avaliando o gosto do consumidor recifense, a pesquisa que culmina na entrega do prêmio Marcas que eu gosto, promovido pelo Diario de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas do Estado (Ipespe), se consolida como termômetro do mercado local. Utilizada por diversas empresas instaladas na capital pernambucana, ela tem ajudado na adequação dos produtos às preferências desses consumidores. Uma estratégia que tem dado certo. Prova disso é que, este ano, 212 empresas distribuídas em 71 categorias receberam a premiação, sendo cinco delas vencedoras durante os 10 anos de existência da pesquisa: Real Hospital Português, Vitarella, Ferreira Costa, Pitú e Esposende.
Na opinião do diretor-geral dos Diários Associados no Nordeste, Guilherme Machado, as marcas preferidas são identificadas por meio do trabalho desenvolvido pelo Ipespe. “O levantamento aponta para aquelas que estão no coração dos recifenses”, comentou.
As 71 categorias estão distribuídas em diversos segmentos, como alimentos, bebidas, construção civil, varejo, produtos cosméticos, veículos, serviços, além da categoria especial sustentabilidade, criada especificamente para os dez anos do prêmio, e cuja vencedora foi a Natura. Cada vez mais as empresas têm se preocupado em garantir as necessidades da população sem o comprometimento do futuro das próximas gerações. Por isso, muitas têm investido em ações sustentáveis.
O gerente comercial da Natura nas Regiões Norte e Nordeste, Almir Flores, destacou que o fato de a empresa ter vencido justamente nessa categoria “reflete a satisfação dos consumidores com as ações envolvendo o tema”. “Entendemos que sustentabilidade é a melhor maneira de pensar no futuro do planeta”, observou.
O diretor do Ipespe, Maurício Garcia, informou que, na pesquisa, foram ouvidas 600 pessoas no Recife com 16 anos ou mais no período de uma semana. “O mercado consumidor do Recife está mais consistente a cada ano. Percebemos isso porque essa é a maior e mais completa radiografia dos consumidores locais. Mostra o nível de conhecimento que esses consumidores têm das marcas e o quanto elas são reconhecidas como de qualidade. O processo inteiro é um trabalho de quase 30 dias”, concluiu.
Veículo: Diário de Pernambuco