Conab eleva estimativa de produção de trigo no Paraná

Leia em 1min 50s

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou em 58 mil toneladas sua estimativa de produção de trigo no Paraná, que passou para as atuais 2,682 milhões toneladas, ante as 2,624 milhões de toneladas projetadas no mês passado. O aumento se deve em grande parte à revisão da área plantada em mais 17,6 mil hectares, para 914,4 mil hectares. Outra alteração foi a redução de 5,3 mil toneladas na projeção para São Paulo, que passou para 121,7 mil toneladas, em virtude do recuou de 2,3 mil hectares na área plantada, para 45,8 mil hectares. Em relação à safra passada, a previsão é de aumento de 27% na produção do Paraná e de 49% em São Paulo.

As alterações nas estimativas das safras paranaense e paulista de trigo resultaram na revisão para cima das projeção da produção nacional, que aumentou em 54 mil toneladas para 5,609 milhões de toneladas, volume 28,1% superior ao colhido no ano passado.

Os técnicos da Conab comentam que a área plantada de trigo na safra 2013/14 deverá apresentar um incremento de 10,3% em relação à safra anterior, atingindo 2,089 milhão de hectares. Segundo eles, a recuperação de parcela que deixou de ser cultivada nos últimos anos se deve à melhoria dos preços na safra anterior, em virtude da menor produção mundial e brasileira, induzindo o aumento do plantio.

Eles observam que no Paraná, mesmo com a forte competição por área com o milho da segunda safra, o plantio do trigo cresceu 18,2% em relação à safra anterior, que foi a menor área plantada desde os anos 80 do século passado. O levantamento da Conab constatou que no Paraná o plantio já ocorreu em 85% da área e a cultura atravessa as fases de germinação (6%), desenvolvimento vegetativo (75%), floração (18%) e frutificação (1%).

O levantamento do Conab mostra que no Rio Grande do Sul a área plantada de trigo deverá alcançar 1,010 milhão de hectares, com um incremento de 3,5% em relação ao ano anterior. Segundo os técnicos o aumento tem "como suporte os bons preços alcançados na temporada passada e atualmente estimulados por um apertado quadro de oferta e demanda local, e pela possibilidade da ocorrência de problemas na produção dos principais fornecedores internacionais".



Veículo: A Tarde - BA


Veja também

Força à pequena e média indústria

Nelson Pereira dos Reis é presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Ind...

Veja mais
Conab: Soja teve recorde de área cultivada e produção

O décimo levantamento de safra divulgado nesta terça-feira, 9, pela Companhia Nacional de Abastecimento (C...

Veja mais
Conab reduz estimativa de exportação de algodão

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) alterou o quadro de oferta de demanda de algodão no décimo d...

Veja mais
Hering e Cremer entre as melhores

Hering e Cremer estão entre as 15 melhores empresas têxteis do país. O levantamento foi feito pela r...

Veja mais
Trigo: Produção convertida em lucro

O atual cenário de escassez de trigo deve se converter em lucro para o agricultor que apostou na cultura de inver...

Veja mais
A soja, o câmbio e as vendas antecipadas

São as culturas de inverno que dominam a paisagem do campo gaúcho neste momento, com o potencial de trazer...

Veja mais
Inovação é tema de feira do varejo na Capital

Começa hoje e vai até sexta-feira a primeira edição da Feira Brasileira do Varejo (Febravar)...

Veja mais
Feira de negócios é oportunidade para fabricantes de cosméticos

Empresas pernambucanas apostam na tecnologia de ponta para aumentar exportações do paísEmpres&aacut...

Veja mais
Tim, Vivo e empresa da Coca-Cola são multadas

As empresas Vivo, Tim e o Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), joint venture da Coca-Cola Brasil, foram mult...

Veja mais