A Danone Medical Nutrition, braço (pouco conhecido) do conglomerado francês, que atua na área de nutrição clínica, acabou de fazer uma aquisição no mercado brasileiro. Depois de quatro anos sem ir às compras, a empresa incorporou a fábrica da cearense Nutrimed, fundada em 1993 pelo médico Paulo Roberto Leitão de Vasconcelos. A Danone não informou o valor do negócio.
Com a aquisição, a multinacional amplia para quatro o número de suas fábricas que produzem suplementos alimentares para uso clínico no mundo. As outras estão localizadas na Grã Bretanha, na Alemanha e na Franca.
Globalmente, essa área da Danone tem uma participação bem pequena no faturamento da empresa – de apenas 5%, contra 55% de lácteos, 20% de água e 20% de nutrição infantil. Mas, no Brasil, a Danone Medical Nutrition é a segunda maior fonte de receita do grupo francês, respondendo por 11% do negócio. Lácteos lidera com 80%. A empresa começou a atuar no mercado brasileiro em 1996 com a aquisição da Support Produtos Nutricionais.
A divisão de nutrição clínica da Danone trabalha com uma linha de produtos para nutrição enteral, suplementos orais e fórmulas especiais para pacientes com alergia alimentar e doenças metabólicas. Suas principais marcas são a Neocate, a Souvenaid, a Nutridrink e a Nutrison.
Segundo estimativas de mercado, esse segmento movimentou no ano passado R$ 680 milhões e a expectativa é de que ele cresça na ordem de 8% a 12% ao ano. A Nutrimed responde por 4% das vendas do setor.
Veículo: O Estado de S. Paulo