De olho na necessidade em se agilizar o processo de abastacimento dentro das lojas, a rede atacadista Makro anunciou esta semana uma parceria com a empresa de logística Multilog para a reposição de ítens importados dentro das 77 unidades em operação da rede. Com esse novo processo, o tempo que o produto importado leva para sair do porto e chegar à loja é reduzido em 50%, ou seja, cai de 20 para dez dias.
"A implementação do novo centro de distribuição permite ao Makro aumentar a variedade de produtos nas suas lojas e otimizar os custos", diz Douglas Souza, diretor de supply chain do Makro.
Segundo o executivo, um volume de 1 mil contêineres por ano será operado pela Multilog, que também será responsável pelo abastecimento lojas com produtos importados, por meio do seu braço de distribuição, o Armazém Geral (AG).
Antes, quando um contêiner chegava, o conteúdo era dividido e distribuído de uma só vez para as 77 lojas e se esperava que cada unidade consumisse todo o carregamento designado a ela. Também havia o risco de formar um estoque maior do que o necessário no armazém, ou haver rupturas no abastecimento, pois se determinado produto esgotasse numa loja, para repô-lo, era necessário aguardar a chegada de um novo contêiner.
Veículo: DCI