Formar parcerias para deixar o arrozeiro ainda mais afiado na gestão de seu negócio é uma metas da nova direção da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz). O presidente Henrique Dornelles (foto), que fica no comando da entidade até 2016, toma posse hoje à noite em cerimônia na Federação da Agricultura do Estado (Farsul). Natural de Alegrete, o engenheiro mecânico traz no trabalho desenvolvido na propriedade da família – a Agropecuária Passo do Angico – as credenciais para o posto.
O novo presidente fala sobre outras metas e avalia o momento da produção de arroz, que tem no Rio Grande do Sul o maior produtor nacional – foram 7,93 milhões de toneladas na última safra. Confira:
1) Desafios
Além do foco na gestão das propriedades, Dornelles aposta em projetos que ajudem no escoamento e na venda da produção:
– Precisamos explorar mais as qualidades do arroz produzido no Estado.
2) Rotação com a soja
A dobradinha arroz-soja é bem-vista. Além de ferramenta de manejo, é complemento financeiro, permitindo que o produtor comercialize a soja primeiro e segure o arroz para vender com melhor preço.
3) Custos de produção
A alta do dólar – com impacto sobre insumos –, o combustível e a mão de obra são três ingredientes que preocupam. E fazem crescer os custos – hoje entre R$ 30 e R$ 33 por saca, dependendo da região.
Veículo: Zero Hora - RS