A fabricante de temperos e alimentos japonesa Ajinomoto está trocando o comando no Brasil. Desde o dia 1º de agosto, quem dá as cartas na subsidiária local é o japonês Takaaki Nishii. Ele terá como principal objetivo levar a empresa a um crescimento de 15% ao ano, até 2017. A chegada de Nishii, que substitui seu conterrâneo Etsuhiro Takato, animou seus colegas de diretoria, entusiasmados por ele. Aos 53 anos, faz parte do conselho de administração global da companhia. Trata-se de uma grande vantagem para a operação local. “Teremos maior flexibilidade e decisões mais rápidas”, afirma o brasileiro Ichiro Sakakura, diretor executivo comercial da divisão de alimentos da Ajinomoto do Brasil.
“Com esse acesso à cúpula da companhia, acredito que vamos crescer ainda mais rápido nos próximos quatro anos.” A primeira missão oficial de Nishii será inaugurar, no próximo dia 12, as novas instalações da fábrica do tempero em pó Sazón, em Limeira, no interior de São Paulo. A fábrica, uma das quatro unidades de produção no Brasil, recebeu um investimento de R$ 47 milhões e foi ampliada. Esse é o principal projeto atualmente em curso na empresa, que está investindo R$ 290 milhões desde 2011. De acordo com o diretor industrial Carlos Takata, a produção deve aumentar em 40%.
“Nos 25 anos da marca, essa é a 11ª expansão que fazemos na fabricação de Sazón”, diz Takata. Atualmente, a Ajinomoto é líder do mercado de temperos em pó, com uma participação de 64%. Mas a empresa acredita que ainda pode aumentar sua presença nesse setor.
“Estamos em 55% dos lares brasileiros, o que mostra que temos muito para crescer”, afirma Sakakura. Segundo ele, o mercado de temperos em pó cresce a uma taxa de 9% ao ano no Brasil, em média. Em 2012, a divisão de alimentos da Ajinomoto cresceu 10%, resultado que deve se repetir neste ano. De acordo com o executivo, o foco da companhia é conquistar novos consumidores tanto no Brasil e quanto na América Latina. Para isso, mais produtos serão lançados nos próximos meses.
Veículo: Istoé Dinheiro