CVM investiga fundador do grupo Hypermarcas

Leia em 2min

O fundador e controlador da fabricante de produtos de cuidados pessoais e medicamentos Hypermarcas,, João Alves de Queiroz Filho, está sendo investigado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no processo em que a autarquia apura possíveis irregularidades na aquisição de ações. Em junho, os advogados do executivo chegaram a solicitar à autarquia assinar um termo de compromisso para encerrar o processo, mas não entregaram o documento dentro do prazo previsto.

Em março de 2012, Queiroz Filho comprou 22,2 milhões de ações da Hypermarcas, passando a ser detentor, na pessoa física, de 3,5% do capital. Anteriormente, ele concentrava sua fatia na Igarapava Participações, que integra o bloco de controle da Hypermarcas, com 20,29% das ações ordinárias. No total, o empresário desembolsou R$ 286 milhões. A aquisição só foi informada em abril de 2012.

A CVM abriu a investigação em 14 de janeiro deste ano. Segundo o processo sancionador SP2013/0012, a comissão apura eventual responsabilidade de Queiroz Filho ao infringir o artigo 13 da Instrução CVM 358/02. O artigo determina que companhias abertas devem abster-se de negociar suas próprias ações nos 15 dias anteriores à divulgação de suas informações trimestrais.

Em nota, a CVM informou que "o representante legal do acusado manifestou a intenção de apresentar proposta de termo de compromisso [...]. Após expirado o prazo, o Processo Administrativo [...] seguirá sua tramitação ordinária junto à Autarquia, com a distribuição do feito a um Diretor Relator".

A autarquia informou ainda que, se desejar, até o julgamento, Queiróz Filho poderá solicitar novamente assinar um Termo de Compromisso e terá novo prazo para entregar o documento.

O processo também incluiu o diretor de relações com investidores, Breno Toledo Pires de Oliveira, que teria infringido o artigo 11 da mesma instrução. Este artigo determina a divulgação de todas as movimentações com valores mobiliários de emissão da companhia e de suas sociedades controladas ou controladoras efetuadas por administradores e pessoas a eles ligadas. Pires de Oliveira solicitou e entregou a proposta de Termo de Compromisso com a CVM na segunda-feira, 12 de agosto.

A Comissão investiga ainda o Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil), que teria infringido a Instrução CVM 08/79, que veda a todos os participantes do mercado a criação de condições artificiais na negociação de valores mobiliários, a manipulação de preço, operações fraudulentas e o uso de práticas não equitativas. Procurados, o grupo Hypermarcas, seus executivos e o banco Credit Suisse não quiseram se pronunciar.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Perdas com geada são inferiores a 2011/12

O sistema de Comunicação de Ocorrência de Perdas (COP) do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), ger...

Veja mais
Domínio nacional na área de sementes de trigo

Diferentemente do que ocorre com os mercados de sementes de milho e soja, com forte presença de multinacionais, o...

Veja mais
Comércio exterior dos EUA se recupera

Depois de passarem mais de dez anos perdendo terreno para a China e outras potências exportadoras, os fabricantes ...

Veja mais
Recursos começam a chegar no campo

O aviso de lançamento dos leilões de Opções Públicas de Venda para o café est&...

Veja mais
Presidente da BRF confirma novas aquisições no exterior

Claudio Galeazzi, que assumirá o cargo no final do ano, diz que já há cerca de três negocia&c...

Veja mais
Anvisa confirma pelos de rato em ketchup da Heinz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou a denúncia da presença de...

Veja mais
A rede da ‘polêmica’ Estátua da Liberdade

Sediada em Brusque (SC) e com receita de R$ 2 bi, a varejista Havan está chegando ao interior de SP e já p...

Veja mais
A Fugini Alimentos apresenta sua Linha Oriental

Os produtos possuem a qualidade reconhecida dos molhos Fugini e estão alinhados com a nova tendência da cul...

Veja mais
Cimed vai ampliar produção

Atualmente, empresa fabrica 21 milhões de unidades por mês na planta de Pouso Alegre .O Grupo Cimed, que at...

Veja mais