A ViaVarejo, holding que administra as bandeiras Casas Bahia, Pontofrio e Novapontocom - todas integrantes do Grupo Pão de Açúcar (GPA) - indicou na última sexta-feira (16) Francisco Valim, ex-presidente da operadora de telefonia Oi para a posição de diretor-presidente da empresa.
O cargo tem sido ocupado por Vítor Fagá, também diretor de relações com investidores, desde que Antonio Ramatis renunciou ao cargo em maio deste ano, alegando desgaste entre ele e o comando do grupo. Essa não foi a única vez que um executivo do GPA desligou-se do cargo por desacordo com os novos gestores. Recentemente foi a vez do conselheiro do Pão de Açúcar, Claudio Galeazzi.
Por meio de nota, a holding afirmou que a contratação do novo executivo "permitirá a continuidade dos avanços alcançados pela ViaVarejo, decorrentes do processo de reestruturação em curso, e que já apresenta elevados níveis de melhorias, como os refletidos em aumento de eficiência, captura de sinergias e implementação de novos processos".
Francisco Valim presidiu a Oi até janeiro. Anteriormente, o executivo ocupou a posição de CEO na Serasa Experian e Net. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui MBA pela University of Southern California e especialização em Finanças, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A aprovação de Valim passará ainda pelo Conselho de Administração da Via Varejo, em reunião que ocorrerá dia 23 deste mês.
Veículo: DCI