Em partes, a redução dos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura mineira foi minimizada pelo incremento registrado nos preços de importantes culturas como soja, milho, batata-inglesa, tomate, mandioca e banana
No caso da soja, o forte avanço de 12,28% no valor da cultura acumulados dos primeiros cinco meses do ano ocorreu devido ao ganho nos preços reais desde janeiro, que cresceram 2,41% na comparação com os cinco primeiros meses do ano passado; além da estimativa de expansão da produção de 9,64% em 2013. Segundo analistas do Cepea, o aumento na demanda pelo farelo de soja, aliado aos baixos estoques norte-americanos do produto, tem impulsionado as cotações do grão.
O milho também manteve trajetória de valorização neste ano, atingindo crescimento real de 3,52% no acumulado do ano em preços e expansão de 0,91% na renda, mesmo diante da perspectiva de queda na produção de 2,52% na safra atual.
A batata-inglesa e o tomate também se destacaram pelas expressivas taxas de crescimento de 236,87% e de 159,88% em faturamento no acumulado dos primeiros cinco meses do ano. No caso da batata, a melhora no faturamento esteve atrelada à expansão dos preços, 214,33%, uma vez que a expectativa para o volume produzido é de alta de 7,17%.
No tomate a alta de 159,88% observada no faturamento esperado para este ano também esteve ligada aos preços que no período aumentaram 122,90%. A expectativa de produção no Estado atingiu, no último mês, avanço de 16,59% com 518,3 mil toneladas.
A mandioca e a banana também apresentaram aumento de receitas nos primeiros cinco meses de 2013, impulsionadas pelo aumento de preços reais, 29,17% e 38,37%, respectivamente.
Veículo: Diário do Comércio - MG